Como instalar o WindowMaker no Ubuntu e derivados

Se você que experimentar um ambiente gráfico mais antigo, leve e bem diferente, e você ainda não sabe qual é, estou falando do WindowMaker.

WindowMaker é um ambiente com um estilo bem diferente do que se está acostumado, com um toque de NEXTSTEP e influência de um brasileiro.

Não quero usar Unity, prefiro o WindowMaker no Ubuntu
Não quero usar Unity, prefiro o WindowMaker no Ubuntu

O Window Maker é um ambiente gráfico criado pelo brasileiro Alfredo Kojima seguindo conceitos do projeto AfterStep.

Ele tem uma interface estável e vem com um editor de configuração chamado WPrefs, o que elimina a necessidade de editar manualmente alguns arquivos de configuração baseados em texto.

Como instalar o WindowMaker no Ubuntu e derivados

O ambiente também é conhecido por ser configurável e amigável, parcialmente dado seu pequeno tamanho e simplicidade que o tornam relativamente fácil de entender.

A aparência padrão pode ser confusa para quem espera uma barra de tarefas e um menu iniciar, mas todas as aplicações podem ser acessadas através de um clique com o botão direito do mouse na área no fundo de tela, o que retorna o menu principal.

Usuários que preferem o teclado também podem usar a tecla F12 para chamar o menu de aplicação, e F11 para um menu de janelas.

Window Maker tem a reputação de ser relativamente rápido e eficiente, claro, quando comparado com muitos outros gerenciadores de janelas e sistemas operacionais.

Além disso, o Window Maker é bastante usado em máquinas mais antigas que obviamente possuem limitações em memória, processador e no espaço em disco.

Outras opções

Veja como instalar o ambiente WindowMaker no Ubuntu e seus derivados

Para instalar o ambiente WindowMaker no Ubuntu e seus derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Atualize o APT com o seguinte comando:

sudo apt-get update

Passo 3. Agora instale o ambiente usando o comando abaixo:

sudo apt-get install wmaker

Depois disso, saia da sessão atual, escolha a opção “Window maker” na tela de login, entre novamente e você já pode começar a experimentar o ambiente.

Desinstalando

Para desinstalar o ambiente WindowMaker no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Saia da sessão atual, entre em outro ambiente, e então desinstale o ambiente WindowMaker, usando os comandos abaixo;

sudo apt-get remove wmaker --auto-remove
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.