E foi lançado o MySQL 9 com novos recursos e descontinuações, e muito mais. Confira as novidades e veja onde baixar o programa.
MySQL é o sistema de gerenciamento de banco de dados relacional mais popular e utilizado no mundo, é open source e utiliza a linguagem de consulta estruturada (SQL). Ele é desenvolvido e suportado pela Oracle Corporation. MySQL, especialmente em aplicações web.
É atualmente um dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados mais populares da Oracle Corporation, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.
Como instalar o MySQL Workbench no Ubuntu e derivados
Agora, a Oracle anunciou recentemente o lançamento do MySQL 9.
Novidades do MySQL 9
MySQL 9 introduz novos recursos e diversas descontinuações e remove componentes desatualizados.
Um dos principais recursos do MySQL 9.0 é o tratamento avançado de dados JSON. Os usuários agora podem salvar a saída JSON dos comandos EXPLAIN ANALYZE diretamente em uma variável de usuário.
Este recurso, disponível sob a sintaxe EXPLAIN ANALYZE FORMAT=JSON INTO @variable select_stmt, aprimora a depuração e a otimização de consultas, permitindo uma manipulação e análise mais fáceis dos planos de execução.
Além disso, o MySQL 9.0 expande a funcionalidade de instruções preparadas com suporte para comandos Data Definition Language (DDL), como CREATE EVENT, ALTER EVENT e DROP EVENT.
Esta atualização facilita scripts de gerenciamento de banco de dados mais dinâmicos e flexíveis, embora não suporte parâmetros posicionais e exija a montagem do texto da instrução a partir de diversas fontes de entrada.
Para fornecer insights detalhados sobre as operações do banco de dados, o MySQL 9.0 introduz duas novas tabelas no esquema de desempenho: “variables_metadata” e “global_variable_attributes”.
Essas tabelas oferecem detalhes abrangentes sobre as variáveis do sistema, incluindo tipo, escopo e valores permitidos, que são cruciais para o ajuste fino e a manutenção do desempenho do sistema.
No entanto, com os novos recursos vem a eliminação de funcionalidades mais antigas.
MySQL 9.0 descontinua as colunas “MIN_VALUE” e “MAX_VALUE” da tabela “variables_info” do Esquema de Desempenho. Essas colunas agora são substituídas por outras semelhantes na nova tabela “variables_metadata”.
No lado da remoção de recursos, o mais notável no MySQL 9.0 é a remoção do plugin de autenticação mysql_native_password, que foi descontinuado na versão 8.0.
Isso significa que o servidor agora rejeitará solicitações de autenticação de programas clientes mais antigos que não possuem capacidade CLIENT_PLUGIN_AUTH.
Esta mudança faz parte do esforço mais amplo do MySQL para aumentar a segurança e incentivar os usuários a adotarem métodos de autenticação mais seguros.
Para saber mais sobre essa versão do MySQL, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o MySQL
Para os interessados em obter a nova versão do MySQL 9, você deve saber que como parte do modelo de lançamento renovado que divide o MySQL em ramos “Innovation” e “LTS” para atender a diferentes necessidades.
O ramo Innovation é ideal para quem busca acesso rápido a novos recursos, com lançamentos a cada 3 meses e suporte até a próxima versão principal.
Por outro lado, o ramos LTS oferecem estabilidade de longo prazo, com lançamentos a cada dois anos e suporte padrão por 5 anos, opcionalmente estendido por mais 3 anos.
As compilações do MySQL Community Server 9 estão prontas para Linux, FreeBSD, macOS e Windows. Você pode obter a nova versão no seguinte endereço.