E foi lançado o MySQL 9.1 com novos recursos e atualizações, e muito mais. Confira as novidades e veja onde baixar o programa.
MySQL é o sistema de gerenciamento de banco de dados relacional mais popular e utilizado no mundo, é open source e utiliza a linguagem de consulta estruturada (SQL). Ele é desenvolvido e suportado pela Oracle Corporation. MySQL, especialmente em aplicações web.
É atualmente um dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados mais populares da Oracle Corporation, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.
Como instalar o MySQL Workbench no Ubuntu e derivados
Agora, a Oracle anunciou recentemente o lançamento do MySQL 9.1.
Novidades do MySQL 9.1
O MySQL 9.1 traz melhorias, novos recursos e algumas descontinuações. Entre as novidades mais marcantes está como os gatilhos são tratados, particularmente durante operações somente leitura.
Em versões anteriores, os gatilhos associados a uma tabela eram totalmente carregados e analisados cada vez que a tabela era acessada, mesmo para instruções somente leitura como SELECT.
Isso não apenas desperdiçava memória, mas também aumentava o tempo de execução desnecessariamente.
Agora, no MySQL 9.1, os gatilhos são tratados em duas fases distintas. Inicialmente, apenas os metadados do gatilho são lidos, e a análise é adiada até que seja realmente necessária (ou seja, ao modificar dados).
Isso reduz significativamente o consumo de recursos para consultas somente leitura e melhora o desempenho geral.
Além disso, novas variáveis de status do servidor, como Table_open_cache_triggers_hits e Table_open_cache_triggers_misses, foram introduzidas para rastrear o uso do cache, aprimorando ainda mais os recursos de monitoramento.
O comando EXPLAIN, usado para entender os planos de execução de consultas, também recebeu várias atualizações. A saída agora inclui informações mais detalhadas sobre leituras de vários intervalos, estratégias de semijoin e formatação consistente de strings de condição.
Isso ajuda os desenvolvedores a obter mais insights sobre o desempenho da consulta e otimizar seus bancos de dados de forma eficaz.
Outra adição notável é o suporte para a cláusula IF NOT EXISTS na instrução CREATE VIEW. Isso permite que os usuários tentem criar uma exibição sem se preocupar se ela já existe — se existir, nenhuma alteração será feita e um aviso será emitido em vez de um erro.
O MySQL 9.1 também introduz as instruções CREATE DATABASE e DROP DATABASE à prova de falhas.
Isso significa que, desde que as tabelas usem um mecanismo de armazenamento que suporte operações DDL atômicas, como o InnoDB, a criação e a exclusão do banco de dados agora são totalmente transacionais.
Qual é o benefício disso? Resumindo, ele ajuda a evitar inconsistências em caso de desligamentos inesperados do servidor ou erros durante a criação ou exclusão do banco de dados.
Em relação à flexibilidade, o MySQL 9.1 agora oferece suporte a tipos de dados VECTOR em programas armazenados em JavaScript.
Isso significa que os valores VECTOR podem ser usados como argumentos de entrada e saída em procedimentos armazenados, o que é particularmente benéfico para aplicativos que utilizam operações avançadas de vetor.
Para usuários do MySQL Enterprise, a introdução de novas métricas do aplicador de replicação melhora muito a observabilidade dos processos de replicação.
Os administradores agora podem monitorar o progresso da replicação de forma mais eficaz e reunir estatísticas úteis, facilitando a solução de problemas e a manutenção de um ambiente de replicação estável.
Além disso, o MySQL 9.1 agora oferece suporte ao OpenID Connect para aprimorar a flexibilidade da autenticação e permitir a integração com sistemas modernos de logon único.
Esse recurso está disponível no MySQL Enterprise Edition, tornando o gerenciamento de usuários mais uniforme, principalmente em ambientes de grande escala.
Além disso, o novo componente Option Tracker ajuda a monitorar as opções do servidor MySQL, incluindo aquelas relacionadas a plug-ins e componentes instalados.
Este componente também está disponível como parte do MySQL Enterprise Edition e fornece uma visão clara de todas as opções habilitadas no servidor.
Por fim, embora o MySQL 9.1 tenha introduzido muitos recursos úteis, ele também marca a descontinuação de certos elementos. Alguns recursos estão descontinuados, o que significa que serão removidos em versões futuras.
Os desenvolvedores devem começar a atualizar seus aplicativos para evitar depender desses recursos descontinuados.
Além disso, alguns recursos já foram removidos no MySQL 9.1, o que pode afetar aplicativos mais antigos.
Portanto, os administradores de banco de dados devem revisar seu uso dos recursos do MySQL 9.0 e ajustar adequadamente para garantir a compatibilidade antes de mudar para o 9.1.
Para saber mais sobre essa versão do MySQL, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o MySQL
Para os interessados em obter a nova versão do MySQL 9, você deve saber que como parte do modelo de lançamento renovado que divide o MySQL emramos “Innovation” e “LTS” para atender a diferentes necessidades.
O ramo Innovation é ideal para quem busca acesso rápido a novos recursos, com lançamentos a cada 3 meses e suporte até a próxima versão principal.
Por outro lado, o ramos LTS oferecem estabilidade de longo prazo, com lançamentos a cada dois anos e suporte padrão por 5 anos, opcionalmente estendido por mais 3 anos.
As compilações do MySQL Community Server 9 estão prontas para Linux, FreeBSD, macOS e Windows. Você pode obter a nova versão no seguinte endereço.