E foi lançado o MySQL 8.3 com novos recursos, remoções e correções, e muito mais. Confira as novidades e veja onde baixar o programa.
MySQL é o sistema de gerenciamento de banco de dados relacional mais popular e utilizado no mundo, é open source e utiliza a linguagem de consulta estruturada (SQL). Ele é desenvolvido e suportado pela Oracle Corporation. MySQL, especialmente em aplicações web.
É atualmente um dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados mais populares da Oracle Corporation, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.
A Oracle anunciou recentemente o lançamento do novo branch de seu SGBD “MySQL 8.3” junto com o qual também foi lançada uma atualização corretiva para “MySQL 8.0.36”.
Novidades do MySQL 8.3
No MySQL 8.3, destaca-se que foi adicionado suporte ao mold linker, um substituto mais rápido e transparente do linker GNU em sistemas Linux. O suporte não está habilitado por padrão e pode ser habilitado usando a opção “-DWITH_LD=mold|lld”.
Outra mudança que se destaca nesta nova versão do MySQL 8.3 é o formato GTID (identificador global de transações) expandido, usado durante a replicação para identificar grupos de transações.
A melhoria é que agora é possível agrupar e identificar facilmente conjuntos de transações. O novo formato GTID é “UUID::NUMBER” (em vez de “UUID:NUMBER”), onde TAG é uma string arbitrária que permite atribuir nomes exclusivos a um grupo específico de transações para facilitar o processamento e a análise.
Além disso, o MySQL Enterprise Edition agora oferece suporte à coleta de telemetria com métricas de desempenho do servidor no formato OpenTelemetry, permitindo que os dados sejam transferidos para um processador de rede que suporte esse formato.
Observa-se também que os requisitos para o padrão C++ suportado pelo compilador foram aumentados de C++17 para C++20 e o suporte para compilação com bibliotecas Boost C++ externas foi descontinuado, já que apenas as bibliotecas Boost integradas são agora usado ao compilar o MySQL.
Além disso, o plugin do pool de threads agora inclui informações adicionais no esquema de desempenho do MySQL. Novas tabelas e colunas fornecem informações abrangentes sobre conexões e estados do pool de threads, facilitando uma melhor análise de desempenho.
As novas variáveis e tabelas apresentadas no MySQL 8.3 são as seguintes:
- Varáveis “Deprecated_use_i_s_processlist_count” e “Deprecated_use_i_s_processlist_last_timestamp” para rastrear o uso da tabela obsoleta INFORMATION_SCHEMA.PROCESSLIST.
- Variável explica_json_format_version: para selecionar a versão do formato JSON nas instruções “EXPLAIN FORMAT=JSON”.
- Tabela: tp_connections com informações detalhadas sobre cada conexão no pool de threads.
- Novas colunas em tp_thread_state: TIME_OF_ATTACH, MARKED_STALLED, STATE, EVENT_COUNT, ACCUMULATED_EVENT_TIME, EXEC_COUNTy ACCUMULATED_EXEC_TIME
25 vulnerabilidades foram corrigidas, uma das quais (afetando o OpenSSL) pode ser explorada remotamente.
O problema mais sério relacionado ao uso do protocolo Kerberos recebe um nível de severidade de 8,8. Vulnerabilidades menos graves com nível de gravidade 6.5 afetam o otimizador, UDF, DDL, DML, replicação, sistema de privilégios e ferramentas de criptografia
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- No InnoDB, as opções “–innodb” e “–skip-innodb” foram removidas, assim como o plugin Memcached para InnoDB.
Foram removidas configurações obsoletas e opções de linha de comando relacionadas à replicação. - Descontinuação da expressão “FLUSH HOSTS”
As seguintes funções da API C do MySQL foram descontinuadas em versões anteriores do MySQL e agora foram removidas: - mysql_kill()
- mysql_list_fields()
- mysql_list_processes()
- mysql_refresh()
- threads de descarga
- mysql_reload()
- mysql_shutdown()
MySQL 8.3 apresenta novos recursos e algumas remoções, correções e muito mais.
Para saber mais sobre essa versão do MySQL, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o MySQL
Para os interessados em obter a nova versão do MySQL 8.3.0 , você deve saber que como parte do modelo de lançamento renovado que divide o MySQL em ramos “Innovation” e “LTS” para atender a diferentes necessidades, os ramos Inovação (8.1 , 8.2 e 8.3) são ideais para quem busca acesso rápido a novos recursos, com lançamentos a cada 3 meses e suporte até a próxima versão principal.
Por outro lado, as filiais LTS oferecem estabilidade de longo prazo, com lançamentos a cada dois anos e suporte padrão por 5 anos, opcionalmente estendido por mais 3 anos.
O lançamento LTS do MySQL 8.4 está planejado para a primavera de 2024, seguido pelo lançamento do ramo Innovation 9.0. Além disso, a Oracle lançou uma atualização corretiva, MySQL 8.0.36, para melhorar a estabilidade e segurança do DBMS MySQL 8.0.
As compilações do MySQL Community Server 8.3.0 estão prontas para Linux, FreeBSD, macOS e Windows. Você pode obter a nova versão no seguinte endereço.