A equipe MX Linux anunciou o lançamento do MX Linux Fluxbox Respin para Raspberry Pi. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O MX Linux, uma distribuição Linux orientada para desktop, baseada no ramo “estável” do Debian, é um empreendimento cooperativo entre as comunidades antiX e ex-MEPIS Linux.
Usando o Xfce como área de trabalho padrão, é um sistema operacional de peso médio projetado para combinar uma área de trabalho elegante e eficiente com configuração simples, alta estabilidade, desempenho sólido e tamanho médio.
Agora, a equipe MX Linux anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do MX Linux Fluxbox Community Respin para computadores de placa única Raspberry Pi.
Novidades do MX Linux Fluxbox Respin para Raspberry Pi
Anunciado inicialmente em janeiro de 2021, o MX-Fluxbox Raspberry Pi respin é o primeiro lançamento do MX Linux para os pequenos dispositivos Raspberry Pi.
Esse Respin para Raspberry Pi é compatível com os computadores Raspberry Pi 3 Modelo B, Raspberry Pi 3 Modelo B+, Raspberry Pi 4 Modelo B e Raspberry Pi 400.
Ele também oferece suporte a portas GPIO para programação por meio de Scratch e Python, porta de câmera, bem como inicialização de unidades flash USB ou SSDs conectados por USB.
Como o próprio nome sugere, ele usa o gerenciador de janelas Fluxbox ultraleve por padrão e, assim como o MX Linux, é baseado nos repositórios estáveis de software Debian 10 Buster.
O ambiente Fluxbox inclui elementos dos ambientes de desktop GNOME, Xfce e LXDE, e vem pré-carregado com alguns aplicativos populares como o navegador da web Palemoon, cliente de e-mail Claws Mail, reprodutor de mídia VLC, gerenciador de arquivos Thunar, editor de texto FeatherPad, também como IDEs Geany e Thonny.
O NetworkManager é usado como ferramenta de gerenciamento de conexão de rede padrão e você também encontrará o Conky Manager com uma grande coleção Conky para tornar seu ambiente de área de trabalho mais agradável.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Ou assista esse vídeo:
Baixe e experimente o MX Linux Fluxbox Respin para Raspberry Pi
A imagem ISO do MX Linux Fluxbox Respin para Raspberry Pi já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux