E surpreendendo a todos (principalmente as grandes distros, o MX Linux agora é a número um do Distrowatch. Confira como ela chegou a isso.
O Distrowatch não serve para medir a popularidade das distribuições Linux, e apenas dê uma olhada nos resultados de nossa pesquisa de fim de ano para verificá-la; embora se você não vale a pena nossa pesquisa, pode olhar para algumas delas.
O Distrowatch serve para acompanhar as distribuições que estão saindo e para ver qual é a popularidade das distribuições em seu próprio site, que também tem seu valor.
Por alguns anos, o Ubuntu foi o primeiro da lista, até ser superado pelo Linux Mint e mais tarde pelo Manjaro. Agora, o número um do Distrowatch é o MX Linux e os dados são relevantes.
MX Linux agora é a no número um do Distrowatch
Revendo o histórico Distrowatch, de 2002 a 2004, o antigo e agora desaparecido Mandrake era o líder incontestável.. Até o Ubuntu aparecer, que de 2005 a 2010 o substituiu como referência para o Linux para desktop.
De 2011 a 2017, no entanto, o Linux Mint assumiu o controle e, até o momento, durou mais tempo nessa posição. Em 2018, Manjaro saltou para o topo do site e apenas um ano depois, o MX Linux é quem ocupa a posição de honra.
Por que isso é relevante? Porque, mesmo que se deva enfatizar que a lista do Distrowatch se refere apenas ao próprio site e não reflete o que as pessoas usam no “mundo real” (quem já conhece o mundo Linux e tem sua(s) distro(s) favorita(s), não entra Distrowatch em busca de nada, pelo menos principalmente), é a primeira distro ‘mais simples’ que alcança algo assim.
Mandrake, Ubuntu, Linux Mint, Manjaro … todos são ou foram importantes expoentes da área de trabalho do Linux.
Enquanto isso, o MX Linux é um pequeno projeto cuja jornada começou em 2014 como uma iniciativa colaborativa dos desenvolvedores do antiX e do MEPIS, e foi apenas alguns anos atrás que começou a surgir como uma alternativa leve. Desde então, no entanto, é cada vez mais considerado e, por isso, é tão relevante.
Sim, apesar de uma aparência improvável, o MX Linux é a nova sensação de distrações leves… e com sua versão mais recente ainda é. Na pesquisa de 2019, ela foi elevada à décima segunda posição, o que não é um pouco, dada a concorrência que possui.
Você vê: Distrowatch é bom para o que é. Mas funciona, e é isso que conta. Dê uma olhada no MX Linux se você estiver procurando por uma opção leve – não ultraleve – baseada no Debian e pronta para ação com muito pouco esforço. Você vai gostar.
Conheça MX Linux – Uma distribuição Linux muito leve
- Como instalar o conjunto de jogos Librerama no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo Maldita Castilla no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Umoria no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Snowball no Linux via Snap