A equipe de desenvolvimento do MX Linux anunciou o lançamento do MX Linux 23. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O MX Linux, uma distribuição Linux orientada para desktop, baseada no ramo “estável” do Debian, é um empreendimento cooperativo entre as comunidades antiX e ex-MEPIS Linux.
Usando o Xfce como área de trabalho padrão, é um sistema operacional de peso médio projetado para combinar uma área de trabalho elegante e eficiente com configuração simples, alta estabilidade, desempenho sólido e tamanho médio.
Agora, foi lançado o MX Linux 23 Libretto com base no Debian e Kernel 6.4.
Novidades do MX Linux 23
Derivado da mais recente e melhor série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”, o MX Linux 23 vem com a série de kernel Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo por padrão para todas as três edições com suporte para sistemas de 32 e 64 bits.
No entanto, as edições AHS (Advanced Hardware Support) do MX Linux são alimentadas pela mais recente série de kernel Linux 6.4 para aqueles que precisam de seus novos recursos e do suporte extra de hardware onde as imagens alimentadas pelo Linux 6.1 falham em detectar seu hardware.
As edições AHS estão disponíveis com os desktops KDE Plasma e Xfce apenas para sistemas de 64 bits.
Todas as três edições do MX Linux foram atualizadas para incluir as versões mais recentes de seus ambientes de desktop pré-instalados. Eles vêm com KDE Plasma 5.27 LTS, Xfce 4.18 e Fluxbox 1.3.7.
Novos recursos incluem suporte para arquivos de troca no instalador ao usar o método de instalação automática “regular”, suporte para PipeWire e WirePlumber para gerenciamento de áudio em vez de PulseAudio e front-end APT de linha de comando nala como back-end padrão para MX Updater.
O instalador também recebeu vários ajustes de interface do usuário, atualizações contínuas do grub-pc herdado, várias correções para as funções do grub-install, orientação de ajuda adicional diretamente na GUI do instalador e remoção das entradas de “despejo” que podem estar obstruindo sua NVRAM.
O MX Linux 23 também habilita o UFW como o firewall padrão, adiciona uma função mais óbvia de “verificar mídia” aos menus de inicialização ao vivo em todas as três edições, atualiza os aplicativos MX que incluem vários aprimoramentos, como suporte para iniciá-los com configurações individuais do kit de políticas e correções inúmeros bugs.
A edição do Fluxbox recebeu muitas novas opções de configuração, configurações especiais de “appfinder” para o gerenciador de arquivos Rofi substituindo o xfce4-appfinder, bem como suporte para temas do Fluxbox usando o módulo de tema do MX Tweak.
Todas as três edições agora incluem o popular leitor de tela Orca e uma ferramenta de ampliação de tela para acessibilidade. Além disso, a edição Xfce agora usa xfce4-screensaver como o bloqueio de tela padrão.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o MX Linux 23
Lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento que não deve ser instalada e usada em máquinas de produção.
A imagem ISO do MX Linux 23 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux