A equipe de desenvolvimento do MX Linux anunciou o lançamento do MX Linux 23.4. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O MX Linux, uma distribuição Linux orientada para desktop, baseada no ramo “estável” do Debian, é um empreendimento cooperativo entre as comunidades antiX e ex-MEPIS Linux.
Usando o Xfce como área de trabalho padrão, é um sistema operacional de peso médio projetado para combinar uma área de trabalho elegante e eficiente com configuração simples, alta estabilidade, desempenho sólido e tamanho médio.
Agora, foi lançado o MX Linux 23.4 com base no Debian 12.7.
Novidades do MX Linux 23.4
MX Linux 23.4 “Libretto” apresenta uma riqueza de correções de bugs, atualizações de kernel e melhorias de aplicativos desde o lançamento original do MX-23.
Construído sobre a fundação do Debian 12.7, o MX Linux 23.4 incorpora todas as atualizações mais recentes dos repositórios Debian e MX. Isso garante que os usuários se beneficiem de estabilidade aprimorada, patches de segurança e os avanços de software mais recentes.
Desde o lançamento anterior do 23.3, várias melhorias significativas foram feitas. Os pacotes principais do Xfce 4.18 foram atualizados, oferecendo desempenho aprimorado e novos recursos para usuários do ambiente de desktop Xfce.
Além disso, o MX Packageinstaller foi refinado para exibir todos os pacotes instalados nas guias Enabled, Test e Backports, não apenas aqueles disponíveis em repositórios configurados.
Isso inclui mostrar números de versão instalados e de repositório diretamente na tabela para facilitar a referência.
Além disso, a guia Flatpak agora oferece um filtro opcional para exibir apenas Flatpaks verificados pelo Flathub, fornecendo uma camada extra de confiança para instalações de aplicativos.
Segurança e conveniência também foram pontos focais nesta versão. A ferramenta Live USB Maker agora usa como padrão a criptografia LUKS2 ao criar dispositivos USB ativos criptografados, oferecendo proteção de dados aprimorada para usuários em movimento.
O MX USB Unmounter recebeu melhorias na interface do usuário e agora inclui uma opção para aparecer na bandeja do sistema apenas quando um dispositivo removível é inserido, simplificando a experiência do usuário.
Para aqueles que utilizam o ambiente de desktop KDE, o script de configuração do PipeWire (pipewire-setup-mx) foi atualizado para garantir uma inicialização mais confiável no sysVinit, o que beneficia os usuários do KDE.
Além disso, o MX Tweak agora apresenta uma opção do KDE para desabilitar ou habilitar o notificador de atualização da bandeja do sistema de inicialização automática do Plasma Discover, dando aos usuários maior controle sobre as notificações do sistema.
Os usuários do AHS encontrarão pacotes de firmware atualizados com backport do Debian Sid, melhorando a compatibilidade com componentes de hardware mais novos. O Fluxbox ISO também teve melhorias significativas, incluindo a adição do Job Scheduler, um front-end para tarefas cron.
Além disso, o Conky e o painel agora estão isentos de ocultação ao usar o comando “Show Desktop”, e um novo script, “mxfb-quickshot_delay”, permite capturas de tela com um atraso pré-configurado.
Além dessas atualizações específicas, o MX Linux 23.4 inclui inúmeras correções de bugs e atualizações de idioma, garantindo uma experiência mais suave e acessível para usuários em todo o mundo.
Vários novos aplicativos foram adicionados ao repositório MX “Test”, fornecendo aos usuários mais ferramentas e opções para personalizar seus sistemas.
As atualizações do kernel também são um componente importante desta versão. Os ISOs padrão do Xfce, KDE e Fluxbox foram todos atualizados para o kernel 6.1.106 mais recente, garantindo melhor desempenho e segurança.
O ISO AHS agora utiliza o kernel Liquorix 6.10.10, atendendo a usuários com necessidades de hardware de ponta.
Além disso, o MX Raspberry Pi Respin foi atualizado com os pacotes mais recentes dos repositórios MX e Raspberry Pi OS, trazendo a experiência do MX Linux para usuários do Raspberry Pi.
Para aqueles interessados em atualizar ou experimentar o MX Linux 23.4, a nova versão está disponível para download em várias edições, incluindo Xfce, KDE, Fluxbox e um Raspberry Pi Respin.
A distro oferece versões de 32 bits e 64 bits, já que apenas o sabor KDE não tem uma variante de 32 bits.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o MX Linux 23.3
A imagem ISO do MX Linux 23.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Obviamente, os usuários existentes do MX Linux 23 só precisarão atualizar suas instalações executando os comandos sudo apt update && sudo apt full-upgrade
no aplicativo Terminal.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux