A equipe de desenvolvimento do MX Linux anunciou o lançamento do MX Linux 23.2. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O MX Linux, uma distribuição Linux orientada para desktop, baseada no ramo “estável” do Debian, é um empreendimento cooperativo entre as comunidades antiX e ex-MEPIS Linux.
Usando o Xfce como área de trabalho padrão, é um sistema operacional de peso médio projetado para combinar uma área de trabalho elegante e eficiente com configuração simples, alta estabilidade, desempenho sólido e tamanho médio.
Agora, foi lançado o MX Linux 23.2 com base no Debian 12.4.
Novidades do MX Linux 23.2
MX Linux 23.2 está aqui pouco mais de três meses após a primeira atualização, MX Linux 23.1, e é baseado nos repositórios de software do último lançamento pontual do Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”, ou seja, Debian 12.4.
Além disso, a edição AHS (Advanced Hardware Support), que apresenta o ambiente de desktop Xfce, bem como a edição KDE Plasma, foram atualizados para o kernel Linux 6.6 LTS em um sabor Liquorix, que é um kernel projetado para melhorar a capacidade de resposta em sistemas interativos, baixa latência na produção de áudio/vídeo e tempo de quadro reduzido em videogames.
A edição MX Linux AHS também recebeu firmware atualizado e uma pilha gráfica Mesa recente. A edição normal do MX Linux Xfce e a edição Fluxbox são alimentadas por outro kernel com suporte de longo prazo, ou seja, Linux 6.1 LTS.
Todas as edições também receberam a mais recente estrutura multimídia PipeWire 1.0.
Entre outras mudanças, o MX Linux 23.2 atualiza a experiência do instalador para resolver um problema com a geração de fstab, corrigir um problema para usuários do recurso “toram” live e simplificar a GUI.
Ele também vem com o pacote build-essential por padrão nas imagens ISO para quem deseja compilar alguns drivers e não tem acesso à Internet.
A seleção do software também sofreu algumas alterações nesta versão. Primeiro, há duas novas ferramentas incluídas por padrão, nomeadamente MX Locale para gerenciar informações de localidade do sistema e idioma padrão do sistema, bem como cores de pasta papirus para criar temas da família Papirus com cores de pasta diferentes.
Além disso, o aplicativo de captura de câmera Webcamoid foi substituído pelo aplicativo Kamoso na edição KDE Plasma e pelo aplicativo Guvcview nas edições Xfce e Fluxbox.
Por fim, o MX Linux 23.2 inclui uma correção para o pacote mx-comfort-themes para melhorar a exibição de alguns aplicativos que tinham texto branco em fundos brancos e texto preto em fundos pretos.
Esta versão também traz uma nova opção de papel de parede chamada. “MX LINUX Desert Landscape”, traduções atualizadas e manual atualizado.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o MX Linux 23.2
Lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento que não deve ser instalada e usada em máquinas de produção.
A imagem ISO do MX Linux 23.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Obviamente, os usuários existentes do MX Linux 23 só precisarão atualizar suas instalações executando os comandos sudo apt update && sudo apt full-upgrade
no aplicativo Terminal.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux