A equipe de desenvolvimento do MX Linux anunciou o lançamento do MX Linux 21 Fluxbox beta 1. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O MX Linux, uma distribuição Linux orientada para desktop, baseada no ramo “estável” do Debian, é um empreendimento cooperativo entre as comunidades antiX e ex-MEPIS Linux.
Usando o Xfce como área de trabalho padrão, é um sistema operacional de peso médio projetado para combinar uma área de trabalho elegante e eficiente com configuração simples, alta estabilidade, desempenho sólido e tamanho médio.
Agora, os desenvolvedores do MX Linux anunciaram a disponibilidade geral da edição do MX Linux 21 Fluxbox para testes beta públicos como a primeira edição autônoma completa do Fluxbox do projeto.
Novidades do MX Linux 21 Fluxbox beta 1
Anteriormente disponível como um add-on para a edição carro-chefe do MX Linux Xfce, o MX-Fluxbox é agora uma edição autônoma completa que você pode baixar para computadores de 64 e 32 bits, apresentando todas as vantagens do gerenciador de janelas super leve do Fluxbox com alguns aplicativos Xfce tradicionais.
Em equipamentos mais limitados, essa pode ser uma boa escolha devido aos menores requisitos de recursos do desktop.
MX Linux 21 Fluxbox será lançado como parte do próximo lançamento MX Linux 21 “Wildflower” e vem com um conjunto limitado de aplicativos pré-instalados por padrão do que a edição principal com o ambiente de desktop Xfce, bem como um Fluxbox customizado experiência de desktop.
Os destaques incluem um gerenciador de configurações do Fluxbox semelhante ao gerenciador de configurações do Xfce, Tint2 como painel padrão com uma coleção de configurações pré-construídas e um conjunto expandido de ferramentas para gerenciamento de painel, opções de tiling usando Ctrl + 1-9 ou teclas de seta, mxfb-quickshot e mxfb-timer e documentos de ajuda revisados com 10 traduções.
A área de trabalho da edição MX-Fluxbox parece ótima e limpa, com apenas um link para um canal dedicado no YouTube para MX-Fluxbox, um atalho para o instalador gráfico e um relógio Conky legal.
Um segundo painel está localizado no lado esquerdo da tela e pode ser usado como um iniciador de aplicativo.
Por baixo do capô, ele é alimentado pelo recém-lançado Debian Linux 11 Bullseye e kernel Linux 5.10 LTS.
Por fim, a edição MX-Fluxbox também vem com todas as novidades da edição principal, incluindo os novos menus de inicialização do sistema UEFI live, senha de usuário (sudo) para tarefas administrativas habilitadas por padrão e uma nova área de seleção de partição do instalador com algum LVM Apoio, suporte.
Tal como acontece com a edição Xfce carro-chefe, os desenvolvedores MX Linux querem que você leve a edição Fluxbox para um test drive para brincar com os novos recursos mencionados acima, especialmente os novos menus de inicialização do sistema UEFI live e o instalador atualizado.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o MX Linux 21 Fluxbox beta 1
A imagem ISO do MX Linux 21 Fluxbox beta 1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux