MX Linux 21.3 lançado com o Kernel 6 e o ambiente Xfce 4.18

E foi lançado oficialmente o MX Linux 21.3 com o Kernel 6 e o ambiente Xfce 4.18. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

O MX Linux, uma distribuição Linux orientada para desktop, baseada no ramo “estável” do Debian, é um empreendimento cooperativo entre as comunidades antiX e ex-MEPIS Linux.

Usando o Xfce como área de trabalho padrão, é um sistema operacional de peso médio projetado para combinar uma área de trabalho elegante e eficiente com configuração simples, alta estabilidade, desempenho sólido e tamanho médio.

Agora, a equipe de desenvolvimento do MX Linux anunciou o lançamento do MX Linux 21.3 como o terceiro lançamento pontual da mais recente série de sistemas operacionais MX Linux 21.

Novidades do MX Linux 21.3

MX Linux 21.3 lançado com o Kernel 6 e o ambiente Xfce 4.18

O MX Linux 21.3 chega quatro meses e meio após o MX Linux 21.2 e apresenta o melhor e mais recente ambiente de desktop Xfce 4.18, que traz vários novos recursos e melhorias.

Esta versão também vem com todos os pacotes atualizados e correções de segurança dos repositórios Debian GNU/Linux 11.6 Bullseye.

Sob o capô, o sistema é alimentado pelo kernel Linux 5.10 LTS, mas a edição AHS (Advanced Hardware Support) vem com a mais recente série de kernel Linux 6.0.

Os usuários existentes do MX Linux 21 permanecerão com o kernel Linux 5.10 LTS, pois ele é compatível até dezembro de 2026, mas se você deseja implantar o MX Linux com o kernel Linux 6.0, precisará fazer o download da nova imagem AHS.

No entanto, observe que o kernel Linux 6.0 está marcado como EOL (End of Life) no site kernel.org, o que significa que ele não receberá mais atualizações de manutenção que abordam problemas críticos de segurança e bugs, portanto, pode não querer implantar novos Instalações MX Linux usando este kernel.

Entre outras mudanças, a edição do Fluxbox recebeu uma nova ferramenta mx-rofi-manager para permitir que você salve e gerencie a configuração do rofi, há uma nova ferramenta deb-installer que substitui o GDebi nas edições Xfce e Fluxbox para permitir a instalação fácil de pacotes DEB e todas as edições agora vêm com o editor de menu Menulibre.

O MX Linux 21.3 vem nos sabores usuais com os ambientes de desktop Xfce e KDE Plasma, bem como o gerenciador de janelas Fluxbox, este último também disponível para máquinas de 32 bits. Uma edição AHS (Advanced Hardware Support) está disponível apenas com o ambiente de desktop Xfce.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o MX Linux 21.3

Se você deseja instalar a versão mais recente do MX Linux em um novo computador, é altamente recomendável baixar as imagens ISO mais recentes, MX Linux 21.3, que estão disponíveis para sistemas de 64 bits e 32 bits com o Xfce e KDE Plasma ambientes de desktop, bem como o gerenciador de janelas Fluxbox pré-instalado.

As imagens ISO do MX Linux 21.3 já pode ser baixada acessando os links abaixo:
MX Linux Xfce 64-bit
MX Linux Xfce 32-bit
MX Linux Fluxbox 64-bit
MX Linux Fluxbox 32-bit
MX Linux KDE Plasma

Por outro lado, se você estiver executando o MX Linux 21, tudo o que você precisa fazer é certificar-se de ter as atualizações mais recentes instaladas. Para isso, você deve executar o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade em um emulador de terminal.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile