Conheça o MutableAI, uma alternativa ao Copilot. Confira os detalhes dessa importante opção, se você não quiser usar o Copilot.
Copilot é uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pelo GitHub em conjunto com a OpenAI, afim de auxiliar usuários de ambientes de desenvolvimento integrados como Visual Studio Code, Visual Studio, Neovim e JetBrains por meio do sugestão de código para preenchimento automático.
Hoje é 22 de agosto, o dia que muitos de prefeririam que não vindo. Ou sim, deixar de usar o Copilot, ainda que à força, e iniciar um novo caminho.
Talvez a melhor maneira seja fazer tudo à mão, sem nenhuma ajuda, mas logo nos acostumamos com as coisas boas.
Muitas vezes, o Copilot escreveu, e ainda faz, mas a partir de hoje pagando, o que queríamos, com o que economizamos tempo e às vezes conseguimos fazer coisas que de outra forma nos custariam muito mais.
Os rivais estão aproveitando esses dias para se dar a conhecer, e um deles é ou finge ser MutableAI.
MutableAI, uma alternativa ao Copilot
Desde que a Microsoft anunciou que seu Copilot seria pago, a menos que você seja estudante ou desenvolvedor de um projeto, houve tempo para experimentar as diferentes alternativas.
Tabnine afirma que é melhor e até oferece uma versão gratuita com a qual podemos terminar as linhas, mas pelo menos nos meus testes, não chega nem perto disso, não é a versão gratuita.
Ele faz o que parece, embora a verdade seja que eu acho que você tem que usá-lo mais para que as sugestões entendam para onde estamos indo. Claro, a versão paga oferece muito mais, mas paga.
Outras opções, como Kite, não me deram bons resultados. MutableAI está longe de ser Copilot, pelo menos no momento, pois está dando seus primeiros passos.
Além disso, pelo menos no KDE, onde os aplicativos não têm acesso ao portal, você precisa inserir manualmente a chave da API toda vez que quiser perguntar algo.
Por que não, neste momento não funciona como os demais, como Copilot, tabnine ou Codewhisper (Amazon), onde você só precisa adicionar um comentário para que as sugestões apareçam; ele sugere código enquanto estamos escrevendo, mas nem sempre, e nem parece olhar para os comentários.
O bom disso é que, se você der instruções precisas ao iniciar “Dar uma instrução de codificação”, ele pode criar funções completas (as da captura de tela foram criadas quando solicitadas).
Agora, para ser honesto, acho que as sugestões in-line devem ser melhoradas, ou talvez usadas mais para que aprenda o que queremos ou o que nosso documento precisa.
Para testar o MutableAI no Visual Studio Code, basta instalar a extensão e se identificar, o que pode ser feito com uma conta GitHub ou Google ou com um email, embora seja verdade que pode dar erros (pelo menos no Linux ) no dia de hoje, para o qual recomendamos a inscrição na lista de espera.
Atualmente funciona com JavaScript, Python e TypeScript; em breve será com React.
A MutableAI pedirá dinheiro de empresas, mas não de usuários ou desenvolvedores de software de código aberto.
É semelhante ao que o Copilot oferece, mas o MutableAI não distingue entre os tipos de usuários e permite que qualquer pessoa aproveite suas sugestões.
Você só terá que pagar se fizermos um uso comercial, então vale a pena tentar. Vamos torcer para que ele melhore como Copiloto, mas não que ele siga exatamente o mesmo caminho.