Musictube 2 lançado com interface de usuário atualizada, e mais

E foi lançado o Musictube 2 com interface de usuário atualizada, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Musictube é um aplicativo que reproduz faixas de álbuns em sua ordem original e integra capas de álbuns, fotos de artistas e letras. Ouça milhões de músicas do YouTube de maneira conveniente, como se estivesse usando um player tradicional.

Características do Musictube:

  • Musictube pode reproduzir álbuns completos ou até discografias de milhões de artistas presentes no YouTube.
  • Não se limite à versão original de estúdio. Ouça uma apresentação ao vivo ou uma surpreendente versão cover.
  • Musictube tem uma lista de reprodução totalmente editável que você pode preencher em segundos e deixar tocar por horas.
  • Você sempre pode mostrar o vídeo como miniatura ou janela inteira. Útil para vídeos musicais oficiais, performances ao vivo e covers.

Agora, uma nova versão do Musictube, um aplicativo de desktop baseado em Qt que permite transmitir músicas do YouTube, está disponível para download para Windows, macOS e Linux.

Novidades do Musictube 2

Musictube 2 lançado com interface de usuário atualizada, e mais

Musictube 2 é descrito como uma ‘grande reformulação’, oferecendo um algoritmo de busca aprimorado que agora oferece suporte a gêneros, além de artistas, álbuns e títulos de músicas.

A interface do usuário foi atualizada, apresentando uma aparência “mais moderna, mais plana e geralmente mais limpa” – uma aparência que combina com a interface de usuário renovada do aplicativo reprodutor de música local de Flavio, Minitunes, recebido há alguns meses.

Outras mudanças no Musictube 2 incluem uso mais leve de recursos, transmitindo apenas áudio quando os vídeos estão ocultos; fontes com zoom; letras maiores no painel de informações; e algumas atualizações subjacentes aos componentes do Qt 6.

Musictube 2 lançado com interface de usuário atualizada, e mais

Como outros aplicativos de música de Flavio, o Musictube é capaz de obter biografias de artistas, letras e outras informações (quando possível), o que é útil.

Ao ouvir música, você pode clicar na guia “versões” para obter uma lista de vídeos alternativos que correspondem à faixa (ou o algoritmo acha que corresponde à faixa). Também há opções para filtrar entre versões “estúdio”, “ao vivo” e “cover” – o que é legal.

O Musictube 2 oculta vídeos por padrão, mas um botão da barra de ferramentas reproduzirá o vídeo na barra lateral.

Você também pode assistir a vídeos ‘grandes’, com conteúdo que se estende por toda a altura e largura da janela (exceto nas barras de ferramentas).

Ambos os modos de vídeo permitem que você clique com o botão direito em um vídeo para definir uma resolução de reprodução (que é salva – você só precisa defini-la uma vez).

Musictube 2 lançado com interface de usuário atualizada, e mais

Nos testes para este post, o desempenho do Musictube 2 foi bom, o uso de recursos foi decente (especialmente quando o vídeo está oculto), mas a experiência geral foi irregular.

Os resultados da pesquisa demoravam a aparecer, as faixas demoravam a começar a ser reproduzidas e, na maioria das vezes, o título da faixa e o painel de informações eram da próxima faixa da fila, e não daquela que estava realmente sendo reproduzida.

Mas, o mais frustrante de tudo, depois de mudar dos resultados de “estúdio” para os resultados de “cover” e depois voltar, qualquer resultado de estúdio que eu reproduzisse seria para qualquer vídeo de “cover” que estivesse naquela posição antes de voltar – como se tivesse apenas mudado o visual, não o back-end.

E por mais que eu ame as pessoas se expondo, se eu clicar no “áudio oficial do Sum 41 Fat Lip”, espero ouvir isso saindo dos meus alto-falantes, não um adolescente de 2011 entregando um bem-intencionado, se não inteiramente tentativa de sintonia.

Para saber mais sobre essa versão do Musictube, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Musictube

Musictube 2 está disponível para Windows, macOS e Linux (como um pacote DEB).

Anteriormente, o Musictube usava um modelo de pagamento único (sim, já em 2011). O Musictube 2 passa para uma assinatura anual que custa US$ 9,99 por ano, mas a licença agora funciona em todas as plataformas, Windows, macOS e Linux ao mesmo tempo, então você só precisa pagar uma vez.

Flavio diz que quem comprou o Musictube nos últimos 12 meses “não precisa fazer nada por enquanto”, mas espera que os usuários mais antigos “decidam apoiar o desenvolvimento e manter este pequeno aplicativo vivo”.

Não quer pagar? Bem, você meio que não precisa; você pode usar o Musictube sem licença, mas será “interrompido” regularmente – geralmente no meio de uma música – com um lembrete para comprar.

Você também precisa ficar boquiaberto com o onipresente botão “Comprar Musictube” na barra de ferramentas.

Dito isso, para instalar a versão mais recente do Musictube nas principais distribuições Linux baseada no Debian, baixe o aplicativo no site oficial e abra, use esses comandos:
wget https://flavio.tordini.org/files/musictube/musictube.deb
sudo apt install ./musictube.deb

Sair da versão mobile