E foi lançado o Multipass 1.13 RC com suporte para snapshots, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
O Multipass é uma ferramenta para lançar e gerenciar VMs no Windows, Mac e Linux que simula um ambiente de nuvem com suporte para o cloud-init. Com esse software você obtem o Ubuntu sob demanda com integração limpa ao seu IDE e controle de versão em sua plataforma nativa.
Multipass é o software desenvolvido pela Canonical, fabricante do Ubuntu, que é anunciado como “uma mini-nuvem em sua estação de trabalho” que fornece uma linha de comando do Ubuntu em “apenas um clique”, com suporte nativo ao hipervisor.
O Multipass é basicamente um meio fácil de ativar as VMs do Ubuntu no Linux/Windows/ macOS e de natureza semelhante ao Vagrant, mas focado apenas nas VMs do Ubuntu.
Agora, a empresa por trás do Ubuntu atualizou o Multipass para a versão 1.13 RC.
Novidades do Multipass 1.13 RC
O software Multipass da Canonical, anunciado como “VMs estilo nuvem ao seu alcance” e que facilita a criação de “VMs Ubuntu sob demanda para qualquer estação de trabalho”, foi lançado com uma nova versão de teste adicionando suporte a snapshots e outros novos recursos.
O lançamento do Multipass 1.13 RC na quinta-feira é significativo porque finalmente adiciona suporte para snapshots. Semelhante aos snapshots de VM, os snapshots Multipass permitem tirar um “instantâneo” de uma instância que pode ser facilmente restaurada posteriormente.
Portanto, se você bagunçar uma instância, poderá reverter facilmente se um instantâneo tiver sido feito anteriormente.
O Multipass 1.13 também migra do Qt5 para o Qt6, o que por sua vez corrige vários bugs no processo.
Além disso, o Multipass 1.13 também viu algumas partes de seu servidor SFTP multiplataforma reescrito, a busca de informações de imagens remotas agora é mais rápida e várias outras atualizações.
Para saber mais sobre essa versão do Multipass, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Você pode baixar o Multipass 1.13 RC da página do projeto no GitHub para os sistemas operacionais GNU/Linux, macOS e Windows.
Para instalar a versão mais recente do Multipass nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o utilitário Multipass no Linux via Snap