E foi lançado o Multipass 1.1 com suporte a proxy, correções e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
O Multipass é uma ferramenta para lançar e gerenciar VMs no Windows, Mac e Linux que simula um ambiente de nuvem com suporte para o cloud-init. Com esse software você obtem o Ubuntu sob demanda com integração limpa ao seu IDE e controle de versão em sua plataforma nativa.
Multipass é o software desenvolvido pela Canonical, fabricante do Ubuntu, que é anunciado como “uma mini-nuvem em sua estação de trabalho” que fornece uma linha de comando do Ubuntu em “apenas um clique”, com suporte nativo ao hipervisor.
O Multipass é basicamente um meio fácil de ativar as VMs do Ubuntu no Linux/Windows/ macOS e de natureza semelhante ao Vagrant, mas focado apenas nas VMs do Ubuntu.
Agora, como seu primeiro lançamento em 2020 e um mês antes do Ubuntu 20.04 LTS, o Multipass 1.1 já está disponível.
Novidades do Multipass 1.1
O Multipass chegou à versão 1.0 no final do ano passado e foi feito um trabalho pesado de lifting no KVM no Linux, o Microsoft Hyper-V no Windows e o KyperKit no macOS. O suporte ao VirtualBox também permanece disponível.
No Multipass 1.1, o suporte do Apple macOS foi estendido para a v10.12, agora há suporte para proxies de rede e uma variedade de correções.
Para saber mais sobre essa versão do Multipass, acesse a nota de lançamento.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap
Como instalar ou atualizar o Multipass 1.1
Para instalar a versão mais recente do Multipass nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o utilitário Multipass no Linux via Snap