MS começou a contribuir ativamente para o desenvolvimento do Android

De acordo com a página de análise do Android do Google, a MS começou a contribuir ativamente para o desenvolvimento do Android.

Sob a liderança de Satya Nadella (CEO da Microsoft), a empresa se tornou uma aliada da comunidade de código aberto.

E assim, junto com projetos de código aberto, como Chromium e GitHub, a gigante da tecnologia também quer ajudar o Android a interagir melhor com o hardware de próxima geração.

Na verdade, assim como o Chromium, que também é mantido pelo Google, qualquer pessoa pode pegar o código-fonte do Android e criar sua própria versão do Android.

A Nokia criou sua própria plataforma “X” baseada em Android e a Amazon também criou sua própria versão do Android usando o código do “Android Open Source Project (AOSP)“.

Com seu envolvimento no desenvolvimento de código aberto, dados recentes mostram que a Microsoft é uma das melhores coisas que podem acontecer ao Chrome.

Com o novo navegador Edge, a Microsoft adotou a abordagem “se você não pode vencê-los, junte-se a eles” e parece estar funcionando bem para a empresa, dados os últimos relatórios de participação de mercado.

De acordo com o relatório de participação de mercado de navegadores de outubro de 2020, embora o Google Chrome ainda tenha uma boa vantagem sobre o Microsoft Edge, os últimos números mostram que o navegador da Microsoft agora tem uma participação de mercado de desktop de 10,22%, a participação que foi de 8,84% em setembro.

Outra novidade recente revelada é que 161 engenheiros da equipe do Microsoft Edge fizeram mais de 1.835 commits no projeto de código aberto Chromium desde novembro do ano passado.

A Microsoft trabalhou em uma ampla gama de áreas, incluindo bateria, memória, desempenho, privacidade, layout, reprodução de mídia, controles de formulário HTML e muito mais.

As contribuições da Microsoft para o Projeto Chromium já trouxeram uma série de benefícios para seu próprio Edge, Google Chrome e outros navegadores.

A Microsoft continua contribuindo ativamente para um fluxo constante de novos recursos para o Chromium.

Na verdade, um comprometimento de código no qual a empresa trabalhou até o final de novembro revelou que a gigante da tecnologia planeja melhorar a segurança do navegador com um novo “administrador” ou abordagem de permissões elevadas.

Historicamente, a Microsoft esteve envolvida no desenvolvimento do Android. Nos últimos anos, o fabricante do Windows se tornou um aliado do Android e a Microsoft lançou vários aplicativos úteis para a plataforma móvel.

Agora, a Microsoft está contribuindo ativamente para o desenvolvimento do próprio sistema operacional Android.

MS começou a contribuir ativamente para o desenvolvimento do Android

MS começou a contribuir ativamente para o desenvolvimento do Android
MS começou a contribuir ativamente para o desenvolvimento do Android

Acontece que a Microsoft fez mais de 80 commits de código para a plataforma Android, de acordo com a página de análise do Android do Google, e está ativamente fazendo alterações no Android para permitir uma melhor integração com o hardware de próxima geração.

Em 24 de novembro, a Microsoft confirmou que estava trabalhando em uma nova API (“API Dark Region”) para Android.

“A API Dark Regions adiciona informações sobre as regiões da tela que foram obscurecidas por outras tarefas ou pela interface do usuário do sistema. A API permitirá que o desenvolvedor flua a experiência de volta às regiões visíveis. Por exemplo, um Launcher pode animar sua gaveta inferior em regiões desobstruídas para permitir que o usuário inicie outro aplicativo”

Ao mesmo tempo, a Microsoft está adicionando outros desenvolvedores e engenheiros Android à equipe interna que trabalha no Surface Duo, Surface Duo 2 e Android.

Desde o ano passado, a Microsoft preparou algo incomum e decididamente diferente. O plano definitivo da Microsoft de levar o Android a um novo território, em um smartphone de tela dupla, pode ter enormes implicações não apenas para o futuro da plataforma, mas para a tecnologia móvel em geral.

O Linux também já está integrado ao Windows como parte do ‘Subsistema Windows para Linux‘, e na segunda-feira soubemos que a Microsoft também está trabalhando no subsistema Android para Windows 10.

O novo subsistema permitiria que os desenvolvedores de aplicativos executassem seus aplicativos Android no Windows 10, com pouca ou nenhuma alteração de código.

O projeto tem o codinome “Latte”, de acordo com o Windows Central, que especifica que a produção seria para o próximo ano.

Enfim, a antiga relação de ódio e inimizade está se tornando um caso de amor… mas isso, só o tempo dirá como terminará.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.