E foi lançado o MPV 0.39 com suporte a escalonamento NVIDIA RTX e Intel VSR, e mais. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.
O MPV é um player de mídia baseado no mplayer2 (e mplayer), que vem com vários recursos extras e melhorias em relação ao mplayer2, tais como suporte nativo para VAAPI (Video Acceleration API) e VDA, e melhorias na saída de vídeo VDPAU (Video Decode and Presentation API for Unix).
Esse software tem uma opção para exibir duas legendas de uma só vez, suporte a Wayland, seeking (busca) preciso, função de codificação embutida (substituto para mencoder), suporte melhorado para PulseAudio, melhor suporte a MKV (por exemplo, ordenação de capítulos, metadados 3D), além de várias outras características.
Agora, o MPV como o reprodutor de mídia de código aberto e multi plataforma baseado há muito tempo no código-base do MPlayer/MPlayer2 recebeu um novo lançamento, o MPV 0.39.
Novidades do MPV 0.39
Após cinco meses de desenvolvimento, o MPV 0.39.0 agora está disponível para download como a versão estável mais recente para este software reprodutor de mídia de código aberto e aclamado.
Os destaques do MPV 0.39.0 incluem suporte a escalonamento NVIDIA RTX e Intel VSR por meio do filtro D3D11VA, suporte para controles de mídia em sistemas Windows, suporte multitoque, seleção de trilhas aprimorada para idiomas multicomponentes e compatibilidade aprimorada com dmabuf-wayland.
Esta versão também adiciona um novo script select.lua que permite aos usuários escolher facilmente arquivos de listas de reprodução, trilhas, capítulos, dispositivos de saída e muito mais, uma substituição nativa para autoload.lua e uma nova quinta página para stats.lua para exibir informações da trilha.
Ele também adiciona uma nova opção –autocreate-playlist para desmultiplexação, um novo recurso de mudança de tom para áudio, suporte para alterar opções de API de GPU em tempo de execução, suporte para –gamma-factor, suporte para transformação de espaço de cores macOS (EDR/HDR), conclusão de linha de comando do PowerShell e suporte para zona morta de arrastamento de VO.
Além disso, o MPV 0.39.0 adiciona suporte para metadados ITU T.35 no contêiner Matroska (MKV), suporte para desmultiplexação VVC Matroska e suporte para eventos de entrada de mouse no terminal do Windows.
Por baixo dos panos, a versão MPV 0.39.0 foi atualizada para usar o FFmpeg 6.1 ou mais recente, bem como o libplacebo 6.338.2 ou mais recente.
Por fim, há muitas correções de bugs, especialmente para usuários do Wayland, e outras mudanças implementadas nesta versão.
Para saber mais detalhes sobre esta grande atualização do MPV, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o MPV
Para instalar a versão mais recente do MPV nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME MPV no Linux via Flatpak
Como instalar o reprodutor MPV no Linux via Snap
Como instalar o reprodutor MPV no Ubuntu e derivados