E foi lançado o MPV 0.38 com novos recursos e correções, e mais. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.
O MPV é um player de mídia baseado no mplayer2 (e mplayer), que vem com vários recursos extras e melhorias em relação ao mplayer2, tais como suporte nativo para VAAPI (Video Acceleration API) e VDA, e melhorias na saída de vídeo VDPAU (Video Decode and Presentation API for Unix).
Esse software tem uma opção para exibir duas legendas de uma só vez, suporte a Wayland, seeking (busca) preciso, função de codificação embutida (substituto para mencoder), suporte melhorado para PulseAudio, melhor suporte a MKV (por exemplo, ordenação de capítulos, metadados 3D), além de várias outras características.
Agora, o MPV como o reprodutor de mídia de código aberto e multi plataforma baseado há muito tempo no código-base do MPlayer/MPlayer2 recebeu um novo lançamento, o MPV 0.38.
Novidades do MPV 0.38
A versão 0.38.0 do MPV promete vários novos recursos e melhorias projetadas para melhorar a experiência de reprodução de vídeo de seus usuários.
A nova versão requer FFmpeg 4.4 ou mais recente, garantindo que os usuários se beneficiem das mais recentes melhorias em tecnologias de decodificação de vídeo e processamento de imagem.
Uma das adições de destaque é o desenvolvimento contínuo do novo e aprimorado renderizador, vo_gpu_next, que foi configurado para melhorar o desempenho gráfico, embora ainda não seja a opção padrão.
O reprodutor MPV 0.38 adiciona novos recursos de script, uma opção para ativar automaticamente o desentrelaçamento, MPV no X11 agora permite uma escala de DPI em unidades de 0,5, muitas melhorias no Mac, uma variedade de novas opções de linha de comando são suportadas, suporte VA-API no Windows com vaapi-win32, DVBIN está habilitado por padrão (novamente), entre outras correções.
MPV 0.38 também tem algumas mudanças no Vulkan que vale a pena destacar, incluindo agora o agrupamento do MoltenVK como parte do pacote macOS para permitir o suporte ao Vulkan.
Esta versão também habilita a extensão de decodificação de vídeo AV1 Vulkan estável e adiciona suporte para tempo de quadro por meio de feedback de apresentação.
Entre outras mudanças, o player remove código de suporte legado e não padrão específico para Raspberry Pi, simplificando a base de código para um desenvolvimento mais focado em plataformas amplamente utilizadas.
Existem também vários ajustes nos sistemas operacionais para melhorar a funcionalidade e as interações da interface do usuário, como melhor suporte para redimensionamento de janelas e recursos de arrastar e soltar no macOS.
Para desenvolvedores e usuários avançados, o MPV 0.38.0 apresenta uma variedade de novos comandos e opções que aprimoram a personalização e o controle da reprodução.
Isso inclui a capacidade de carregar arquivos de configuração dinamicamente, ajustar o atraso das legendas para legendas secundárias e controlar o volume do áudio em decibéis.
Além do mencionado acima, o MPV continua corrigindo bugs e aprimorando recursos secundários em diferentes sistemas para garantir um desempenho mais suave e melhor compatibilidade.
Esses ajustes incluem correções para drivers de áudio específicos, relatórios aprimorados de modificadores de teclas no macOS e suporte aprimorado para rolagem de alta resolução no Wayland.
Por fim, o MPV 0.38.0 também inclui muitas correções e pequenas melhorias.
Para saber mais detalhes sobre esta grande atualização do MPV, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o MPV
Para instalar a versão mais recente do MPV nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME MPV no Linux via Flatpak
Como instalar o reprodutor MPV no Linux via Snap
Como instalar o reprodutor MPV no Ubuntu e derivados