E foi lançado o MPV 0.35 com backend PipeWire, e mais. Confira todas as novidades e veja como instalar esse poderoso player no Linux.
O MPV é um player de mídia baseado no mplayer2 (e mplayer), que vem com vários recursos extras e melhorias em relação ao mplayer2, tais como suporte nativo para VAAPI (Video Acceleration API) e VDA, e melhorias na saída de vídeo VDPAU (Video Decode and Presentation API for Unix).
Esse software tem uma opção para exibir duas legendas de uma só vez, suporte a Wayland, seeking (busca) preciso, função de codificação embutida (substituto para mencoder), suporte melhorado para PulseAudio, melhor suporte a MKV (por exemplo, ordenação de capítulos, metadados 3D), além de várias outras características.
Agora, o MPV como o reprodutor de mídia de código aberto e multi plataforma baseado há muito tempo no código-base do MPlayer/MPlayer2 recebeu um novo lançamento, o MPV 0.35.
Novidades do MPV 0.35
O MPV 0.35 traz suporte ao sistema de compilação Meson, “vo_gpu_next” como um novo renderizador baseado em libplacebo, um back-end de áudio PipeWire para suporte nativo a PipeWire, suporte em X.Org para a extensão X11 Present, suporte a decodificação de hardware Android utilizando AImageReader, “vo_dmabuf_wayland “, e uma grande variedade de outras melhorias, novas opções e muito mais.
O back-end vo_dmabuf_wayland permite a exibição de saída de vídeo Wayland usando buffers DMA-BUF para exibição eficiente ao usar o suporte de decodificação de hardware VA-API ou DRM.
O novo renderizador vo_gpu_next faz uso da biblioteca libplacebo que, por sua vez, permite o uso do Vulkan e deve ser um renderizador muito melhor para MPV no futuro.
Para saber mais detalhes sobre esta grande atualização do MPV, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o MPV
Para instalar a versão mais recente do MPV nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME MPV no Linux via Flatpak
Como instalar o reprodutor MPV no Linux via Snap
Como instalar o reprodutor MPV no Ubuntu e derivados