MPRIS Timer, um timer que usa o MPRIS de forma inesperada

Conheça melhor o MPRIS Timer, um timer que usa o MPRIS de forma inesperada. Confira os detalhes desse interessante timer para Linux.

MPRIS significa “Media Player Remote Interfacing Specification”. É um padrão Freedesktop que fornece aos criadores de aplicativos uma API acessível e consistente para direcionar informações/controles de reprodução de mídia para que os usuários em diferentes ambientes de desktop possam ser exibidos.

O MPRIS é algo que a maioria de nós associa a aplicativos de música e tocadores de filmes, mas um novo aplicativo faz uso deste padrão freedesktop para algo menos divertido: timers.

Sim, timers.

Um aplicativo timer é um software projetado para contar o tempo de forma progressiva ou regressiva.

Ele é útil para gerenciar atividades que requerem monitoramento de tempo, como intervalos de estudo, exercícios físicos, cozinhar, ou qualquer tarefa que demande acompanhamento temporizado.

Esses aplicativos geralmente oferecem funcionalidades como alarmes sonoros, opções de customização de tempo, e, em alguns casos, a possibilidade de salvar registros de tempo ou integrar com outras ferramentas de produtividade.

Muitos aplicativos timer incluem recursos adicionais, como cronômetros múltiplos e diferentes modos de exibição (analógico ou digital).

Cronometrar sua pizza no forno, definir um prazo para uma tarefa, dedicar tempo a um hobby ou fazer uma contagem regressiva obsessiva para uma data (figurativa ou romântica), o MPRIS Timer faz isso tão bem quanto qualquer outra coisa – com uma diferença: ele mostra seu timer usando o MPRIS.

MPRIS Timer, um timer que usa o MPRIS de forma inesperada

7
Sim. O MPRIS Timer é um timer que usa o MPRIS de forma inesperada. Ele utiliza essa especificação DBus de uma maneira inovadora para exibir o progresso de um timer (e permite que você pause/retome usando controles de mídia).

O aplicativo em si tem uma interface de usuário moderna GTK4/libadwaita. Abra-o, escolha entre as predefinições de timer incluídas (ou insira as suas próprias), clique em iniciar e pronto: acompanhe seu timer no miniaplicativo de mídia, pause-o conforme necessário e veja notificações de texto e áudio quando concluído.

As preferências permitem que você personalize a aparência do círculo de progresso da barra em tempo real no miniaplicativo de mídia, especifique um título de timer e insira algum texto de congratulação para mostrar na notificação mostrada quando o timer for concluído.

Você também pode escolher mostrar/ocultar os timers predefinidos, excluí-los ou adicionar os seus próprios (perfeito para tarefas regulares de durações específicas).

Dito isso, eses são os recursos desse Timer:

  • Escolha uma predefinição de timer ou insira sua própria duração
  • Adicione/remova predefinições para acesso rápido
  • Contagem regressiva em tempo real visível na área de notificação
  • Capacidade de pausar o timer usando controles de mídia
  • Defina um título de timer personalizado
  • Personalize a mensagem “timer concluído”
  • Escolha uma cor de anel de progresso
  • Habilite uma notificação sonora
  • Suporte CLI

Com mais por vir, sem dúvida!

Por que usar timers de qualquer maneira?

O Ubuntu vem com o GNOME Clocks pré-instalado, que tem a funcionalidade de timer integrada, mas exige que você continue verificando o aplicativo para ver quanto tempo resta. O MPRIS Timer oferece uma abordagem mais engenhosa e integrada para exibir a contagem regressiva.

Se você não estiver usando timers regularmente, talvez queira.

Os timers são uma ajuda de produtividade testada e comprovada.

Definir um limite dentro do qual concluir uma determinada tarefa pode ajudá-lo a realmente se concentrar em fazê-la. Como resultado, você pode concluir tarefas mais rapidamente trabalhando com um timer do que trabalhando em aberto.

Embora não faltem aplicativos de timer para Linux, sejam os Clocks mencionados acima, aplicativos Pomodoro autônomos e mais, o MPRIS Timer é distinto em sua abordagem. Isso o ajuda a se destacar e fazer algo um pouco diferente.

Posso não precisar definir um timer com tanta frequência, mas da próxima vez que precisar, usarei isso como – é muito legal não fazer isso!

Instalar o MPRIS Timer

Para instalar a versão mais recente do MPRIS Timer nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o temporizador MPRIS Timer no Linux via Flatpak

Sair da versão mobile