MPlayer 1.5 lançado com suporte multilíngue na interface gráfica

E foi lançado o MPlayer 1.5 com suporte multilíngue na interface gráfica, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O MPlayer é um media player multiplataforma que reproduz a maioria dos arquivos, além de poder reproduzir VideoCD, SVCD, DVD, 3ivx e DivX/Xvid 3/4/5.

Como a maioria dos players de mídia modernos, este também vem com a opção de legendas, suportando 14 formatos diferentes (MicroDVD, SubRip, SubViewer, Sami, VPlayer, RT, SSA, AQTitle, JACOsub, VobSub, CC, OGM, PJS e MPsub).

Algumas das principais características do MPlayer são:

  • Suporta uma ampla gama de arquivos de vídeo, áudio e legendas
  • Suporta vários drivers de saída
  • Baseado em ffmpeg de código aberto
  • Você pode salvar todo o conteúdo transmitido em um arquivo
  • Aceleração de hardware VDPAU para H.265/HEVC
  • Suporte para TV e DVB
  • Melhorias na GUI
  • Código aberto e multiplataforma

Além disso, o código base dele é sincronizado com o branch master do FFmpeg, além de uma cópia do novo FFmpeg ser incluída na distribuição base do MPlayer, o que elimina a necessidade de instalar dependências durante a compilação.

Agora, passados ​​três anos do último lançamento, foi anunciado o lançamento da nova versão do media player MPlayer 1.5, em que as alterações na nova versão são reduzidas à integração das melhorias adicionadas durante os últimos três anos.

Novidades do MPlayer 1.5

MPlayer 1.5 lançado com suporte multilíngue na interface gráfica
MPlayer 1.5 lançado com suporte multilíngue na interface gráfica

Nesta nova versão do MPlayer 1.5, destaca-se que foi adicionado suporte multilíngue à interface gráfica, com o qual agora é possível escolher o idioma para o texto na interface, é escolhido com base na variável de ambiente LC_MESSAGES ou LANG .

Outra mudança que se destaca no MPlayer 1.5, foi a adição da opção --enable-nls para habilitar o suporte a idiomas em tempo de execução (por padrão, o suporte a idiomas ainda está habilitado apenas no modo GUI).

Além disso, foi adicionado um estilo de skin embutido que permite o uso da GUI sem instalar arquivos de estilo, além disso na interface, o problema com a configuração incorreta do tamanho da janela após retornar do modo de tela cheia foi corrigido.

Por outro lado, ao compilar para a arquitetura ARM, as extensões fornecidas por padrão são habilitadas (por exemplo, Raspbian não usa instruções NEON por padrão e você deve especificar explicitamente a opção --enable-runtime-cpudetection ao compilar para habilitar todas as funções da CPU).

Das outras mudanças presentes no MPlayer 1.5, destacam-se os seguintes itens:

  • O suporte para o decodificador ffmpeg12vpdau foi removido, substituído por dois componentes separados ffmpeg1vpdau e ffmpeg2vdpau.
  • Tela de limpeza fornecida após alternar para o modo de tela cheia ao usar o driver de saída via servidor X.
  • Adicionada a opção “-fs” (semelhante à configuração load_fullscreen) para abrir no modo de tela cheia.
  • O manipulador de saída OpenGL fornece o estilo correto em sistemas X11.

Para saber mais sobre o MPlayer 1.5, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o MPlayer

Para aqueles que estão interessados ​​em instalar este reprodutor multimídia em seu sistema, podem fazê-lo seguindo as instruções abaixo.

Para quem é usuário do Ubuntu ou de qualquer outra distribuição baseada ou derivada dele, pode realizar a instalação executando o seguinte comando:
sudo apt install mplayer mplayer-gui

No caso dos usuários do Arch Linux, Manjaro, Arco Linux ou qualquer outra distribuição baseada no Arch Linux, podem realizar a instalação abrindo um terminal e executando o seguinte comando:
sudo pacman -S mplayer-gui

Agora para o caso de quem é usuário do Fedora e derivados dele, a instalação pode ser feita digitando:
sudo dnf install mplayer mencoder

Por fim, deve-se lembrar que o MPlayer é essencialmente um reprodutor CLI (linha de comando), portanto, para reproduzir seus arquivos, você deve executar o seguinte comando:
mplayer

Da mesma forma, você pode encontrar uma interface gráfica mínima do player no menu de aplicativos.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.