Foi lançado o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 78.2 com mais melhorias no OpenPGP. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Thunderbird é um cliente de correio eletrônico gratuito da Fundação Mozilla, que é de fácil configuração e personalizável, e que possui muitas funcionalidades.
Esse cliente também acessa arquivos XML, Feeds (Atom e RSS), bloqueia imagens, tem filtro anti-spam embutido e um mecanismo que previne golpes por meio das mensagens.
O melhor de tudo, com os temas, você pode modificar a aparência da interface do Thunderbird. Os temas pode tanto alterar os ícones da barra de ferramentas como modificar todos os elementos da interface do programas.
Agora, depois de empurrar o navegador Firefox 80 para o canal estável e o Firefox 81 para a semente beta, a Mozilla lançou agora uma nova versão de seu popular cliente de e-mail de código aberto, Thunderbird 78.2.
Novidades do Thunderbird 78.2
Vindo um mês após o Thunderbird 78.1, o lançamento do Thunderbird 78.2 está aqui para melhorar ainda mais a implementação recente do OpenPGP, que permite aos usuários enviar e-mails criptografados com facilidade.
No Mozilla Thunderbird 78.2, os rascunhos salvos agora são criptografados por padrão quando o OpenPGP está habilitado, e-mail criptografado agora é enviado mesmo se o endereço de e-mail contiver caracteres maiúsculos e a assinatura automática para mensagens criptografadas agora funciona em mais cenários.
A Mozilla também melhorou a função de pesquisa do gerenciador de chaves do OpenPGP, que não funcionava nas versões anteriores, atualizou a caixa de diálogo Propriedades da chave para não aparecer mais muito pequena nos mesmos casos e tornou a coluna “ID da chave” redimensionável no gerenciador de chaves.
Além disso, a geração de chaves OpenPGP agora está desabilitada por padrão quando não há uma conta de e-mail padrão configurada no aplicativo e os usuários agora podem importar chaves OpenPGP que contêm strings UTF-8 inválidas.
Existem muitas outras correções de bugs e melhorias em torno da implementação do OpenPGP no Thunderbird 78.2, que permanece desabilitado por padrão por enquanto.
Além das inúmeras melhorias no OpenPGP, o Mozilla Thunderbird 78.2 também remove a pesquisa do Twitter, torna a caixa de diálogo de resumo do evento no calendário temática e adiciona suporte de cache para MailExtensions.
Vários aprimoramentos de UX e de tema também estão em vigor, incluindo a capacidade de desabilitar as configurações de Lixo Eletrônico Adaptável, a capacidade de ampliar o leitor de mensagens usando Ctrl + roda de rolagem e suporte para arrastar e soltar contatos do catálogo de endereços.
O suporte IMAP também foi aprimorado para evitar corrupção ao baixar anexos grandes de um servidor IMAP que suporta fragmentação e para forçar o Thunderbird a verificar novamente os recursos de um servidor IMAP após a atualização para uma conexão criptografada SSL/TLS.
A migração de catálogos de endereços agora deve funcionar melhor e os usuários agora podem alterar a ordem dos anexos no Message Composer usando arrastar e soltar.
Para saber mais sobre essa versão do Thunderbird, acesse a nota de lançamento.
Enquanto isso, a Mozilla está trabalhando duro no próximo lançamento principal, Thunderbird 80, que provavelmente habilitará a implementação do OpenPGP por padrão e oferecerá atualizações diretas de versões anteriores do Thunderbird.
O Thunderbird 80 está atualmente em teste beta público, você pode experimentá-lo acessando esse endereço.
Como instalar ou atualizar o Thunderbird 78.2
Para instalar a versão mais recente do Thunderbird nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Thunderbird no Linux: veja como instalar manualmente
Como instalar o cliente de e-mail Thunderbird no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Thunderbird no Ubuntu e derivados
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak