Foi lançado o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 78.1.1 com várias melhorias importantes e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Thunderbird é um cliente de correio eletrônico gratuito da Fundação Mozilla, que é de fácil configuração e personalizável, e que possui muitas funcionalidades.
Esse cliente também acessa arquivos XML, Feeds (Atom e RSS), bloqueia imagens, tem filtro anti-spam embutido e um mecanismo que previne golpes por meio das mensagens.
O melhor de tudo, com os temas, você pode modificar a aparência da interface do Thunderbird. Os temas pode tanto alterar os ícones da barra de ferramentas como modificar todos os elementos da interface do programas.
O Mozilla Thunderbird continua a ser um dos aplicativos de e-mail mais populares do mundo no desktop e, tudo acontece por um bom motivo.
O Thunderbird agora oferece um pacote de recursos superavançados, tudo misturado com um desempenho muito bom, e como é uma oferta multiplataforma, é fácil ver por que tantas pessoas decidem experimentar o aplicativo e eventualmente ficar com ele.
Agora, a Mozilla continua lançando novas atualizações para o Thunderbird regularmente e, mais recentemente, a empresa distribuiu a versão 78.1.1 em todas as plataformas de desktop suportadas.
E, naturalmente, esta atualização vem com várias melhorias importantes, que vamos conferir mais abaixo.
Novidades do Thunderbird 78.1.1
Em primeiro lugar, é importante saber que esta atualização é oferecida apenas como um download manual e não automaticamente por meio do mecanismo de atualização integrado para Thunderbird 68 e anteriores.
A Mozilla diz que a atualização automática só é oferecida como parte do Thunderbird 78, então se antes deste lançamento você já estava atualizado, então a nova versão deve realmente aparecer em seu dispositivo.
Há também uma menção importante para OpenPGP. A partir do Firefox 78.1.0 (a versão anterior a este lançamento), o OpenPGP é considerado completo em recursos, o que significa que atingiu um estágio em que nenhum novo recurso está sendo adicionado.
No entanto, a equipe da Mozilla decidiu ainda mantê-lo desabilitado por padrão para ter certeza de que tudo está funcionando como planejado, então o tempo extra seria usado para testes e correção de bugs antes que todos entendam.
A Mozilla explica que:
“Se você usa o OpenPGP para fins não críticos, é bem-vindo para ativá-lo manualmente e ajudar nos testes. Para habilitá-lo no Thunderbird 78.0, use o editor de configuração e altere o valor da preferência mail.openpgp.enable para true e reinicie o Thunderbird.”
E esta nova versão do Thunderbird também introduz mudanças em relação à implementação do OpenPGP, já que a construção de uma biblioteca compartilhada vinculada às bibliotecas do sistema agora é finalmente suportada.
Também há melhorias no MailExtension, com erros agora mostrados no console de Ferramentas do Desenvolvedor e o registro dinâmico de provedores de calendário finalmente suportados.
A partir do Thunderbird 78, o cliente de e-mail só oferece suporte a MailExtensions, portanto, add-ons mais antigos que não foram atualizados para se alinhar com os requisitos, podem não funcionar mais.
Quanto às correções de bugs que fazem parte da nova atualização, existem várias delas, incluindo melhorias no OpenPGP.
A Mozilla diz que resolveu uma visualização da mensagem que às vezes ficava em branco após a atualização do Thunderbird 68, bem como a importação de dados do Seamonkey.
A partir desta atualização, renomear uma lista de e-mail também deve funcionar conforme o esperado, com a atualização agora exibida na barra lateral.
Existem dois problemas conhecidos nesta atualização, com a barra de ferramentas do cabeçalho de e-mail do Thunderbird, que inclui opções para responder, encaminhar, arquivar e marcar como lixo, não sendo mais configurável.
Isso é algo que a Mozilla já conhece e que deve ser resolvido com uma atualização futura do Thunderbird.
E em segundo lugar, a equipe de desenvolvimento diz que as fontes de largura fixa não estão funcionando na janela de composição, novamente algo que deve ser corrigido o mais cedo ou mais tarde.
Não é preciso dizer que, se você estiver usando o Thunderbird em seu PC, deve atualizar para a versão mais recente para obter todas as novas melhorias.
No Windows, você precisa executar pelo menos o Windows 7 para obter suporte para o Thunderbird (o Windows 7 não recebe mais atualizações de segurança da Microsoft desde janeiro deste ano), enquanto para o macOS, apenas as versões 10.9 e posteriores são compatíveis. Para Linux, o Mozilla Thunderbird requer pelo menos GTK 3.14 para ser executado.
Para saber mais sobre essa versão do Thunderbird, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Thunderbird 78.1.1
Para instalar a versão mais recente do Thunderbird nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Thunderbird no Linux: veja como instalar manualmente
Como instalar o cliente de e-mail Thunderbird no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Thunderbird no Ubuntu e derivados
- Como instalar o cliente YouTube Music AudioTube no Linux
- Como instalar o SysDVR-Qt no Linux via Flatpak
- Conheça algumas maneiras fáceis de baixar vídeos do YouTube (e outros) no Linux
- Como instalar o cliente Spotify spotify-qt no Linux via Snap