Bastante popular por evitar restrições no acesso ao conteúdo de sites, a Mozilla removeu a extensão Bypass Paywalls.
Sim. Foi divulgada a notícia de que a Mozilla removeu “Bypass Paywalls Clean” de sua loja de extensões de navegador, uma extensão popular para Firefox e Chrome que, como o nome sugere, permite que os usuários contornem as barreiras digitais em sites populares para ler o conteúdo gratuitamente.
Mozilla removeu a extensão Bypass Paywalls
A Mozilla não fez nenhuma declaração sobre os motivos de sua decisão, mas há alguns na comunidade que sugerem que a extensão foi removida porque acumulou muitos usuários. Enquanto espera saber as causas, a empresa é duramente criticada, já que não está em sua primeira tentativa.
Bypass Paywalls Clean (ou Bypass Paywalls) é uma extensão de navegador ou script projetado para contornar as restrições de paywall digital de alguns sites de notícias que limitam o acesso ao seu conteúdo.
Bypass Paywalls permite que os usuários acessem esse conteúdo sem ter que pagar uma assinatura, e é compatível com os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox.
Mas na semana passada, o desenvolvedor da extensão relatou no repositório GitLab do projeto que a Mozilla removeu o Bypass Paywalls de sua loja de extensões do Firefox, impedindo que os usuários o baixassem diretamente para o navegador.
A empresa posteriormente permaneceu em silêncio sobre sua decisão.
O desenvolvedor escreveu o seguinte:
“Já expliquei a funcionalidade da extensão na primeira linha deste artigo. Um dos sites pode ter enviado uma notificação DMCA para a extensão Bypass Paywalls, o que pode ter levado a Mozilla a remover a extensão de sua loja. Não tenho certeza, porque se fosse assim, a Mozilla não teria notificado o desenvolvedor? Ou talvez você tenha violado uma cláusula nos termos e condições do depósito. Não podemos ter certeza, tudo o que sabemos é que você não pode mais baixar o plug-in da loja de extensões.”
Ao longo dos anos, o Bypass Paywalls se tornou muito popular na comunidade, com milhares de pessoas usando-o para obter acesso gratuito e aberto a conteúdo pago. No entanto, também possui algumas críticas, inclusive por violar os termos de uso e direitos autorais do site.
Além disso, ignorar paywalls inevitavelmente compromete os modelos de negócios das organizações de notícias que os implementam em seus sites, e alguns argumentam que isso pode limitar sua capacidade de produzir jornalismo de qualidade.
Em particular, eles teriam dificuldade em se financiar.
Em dezembro de 2018, Bypass Paywalls já havia sido banido pela Mozilla. Um dos revisores do Firefox Extension Store o removeu por violar os termos de serviço da plataforma.
Mas, na época, o desenvolvedor apontou que os termos de serviço da plataforma não mencionavam a palavra “paywall” nem uma vez.
O desenvolvedor então lançou uma moção para apelar contra a decisão da Mozilla. Parece que a mudança teve o mérito de forçar a Mozilla a restabelecer a extensão em sua loja de aplicativos antes de removê-la na semana passada.
A empresa deve cumprir as leis dos EUA, como o Digital Millennium Copyright Act (DMCA) e o Computer Fraud and Abuse Act. A nova remoção da extensão pode ser explicada pelo fato de a Mozilla ter recebido uma notificação DMCA e cumprido com ela.
Isso ocorre porque o procedimento DMCA Notice and Takedown é uma ferramenta para detentores de direitos autorais removerem material enviado por usuários que infrinja seus direitos autorais de sites.
As empresas fazem regularmente esse tipo de solicitação de retirada, por exemplo, no contexto de vazamento de software antes da data oficial de lançamento.
O desenvolvedor do Bypass Paywalls informou que atualizou a extensão para a versão 3.5.0. Você pode não ver a atualização mesmo se já tiver a extensão, pois ela foi removida da lista.
No entanto, você pode optar por instalar a versão não assinada carregando o XPI na página de lançamentos do GitLab do projeto.
Se você optar por esta versão, deverá exportar seus filtros personalizados antes de atualizar. Poucas pessoas gostam de usar extensões não assinadas por motivos de segurança.
Mas o autor da extensão também mantém uma lista de filtros que você pode usar com bloqueadores de anúncios.