E a Mozilla quer tornar o Firefox o navegador padrão do Windows, tentando persuadir mais pessoas a mudar seu navegador padrão no Windows.
O Google, sem dúvida, domina o mercado de navegadores para desktop, enquanto o Microsoft Edge tem mostrado um crescimento notável nos últimos tempos. No entanto, o Firefox continua enfrentando desafios para atrair novos usuários.
Em um esforço para virar a maré, a Mozilla está testando uma nova abordagem que pode persuadir mais pessoas a mudar seu navegador padrão no Windows durante a instalação do navegador.
Mozilla quer tornar o Firefox o navegador padrão do Windows
Nova interface de configuração do Firefox Fonte: BleepingComputer
Sim. A Mozilla quer tornar o Firefox o navegador padrão do Windows. O site BleepingComputer instalou a versão beta do Firefox e notou uma nova tela de configuração que ajuda você a personalizar seu navegador logo após instalá-lo.
Ela destaca que o Firefox é apoiado por uma organização sem fins lucrativos e trabalha para proteger sua privacidade, impedindo que empresas o rastreiem secretamente online.
A tela oferece três opções: fixar o Firefox na barra de tarefas, defini-lo como seu navegador padrão e importar dados de outro navegador.
Todas essas opções foram habilitadas por padrão, uma abordagem agressiva da Mozilla, que criticou anteriormente a Microsoft por utilizar opções pré-selecionadas.
Essa mudança está vinculada a outro experimento que visa agilizar o processo de integração para usuários que baixam o Firefox por meio de campanhas especiais de marketing.
Se um usuário escolher instalar o Firefox de uma campanha que o anuncia como o “navegador padrão”, o Firefox agora lidará com o processo de configuração automaticamente, removendo a necessidade de configuração manual.
O recurso funciona incorporando um identificador exclusivo, chamado de ID de campanha de atribuição, no “instalador stub” leve que você baixa do site da Mozilla.
Quando os usuários executam o Firefox pela primeira vez, o navegador detecta esse identificador.
Se o identificador corresponder à campanha para “definir o Firefox como o navegador padrão”, o Firefox inicia uma tarefa em segundo plano para se definir como o padrão no sistema do usuário.
Conforme relatado pelo WindowsReport, o recurso está sendo testado atualmente nas versões Nightly e Beta do Firefox para resolver quaisquer problemas antes que ele se torne amplamente disponível no Firefox 135.