Mozilla Firefox 83 já está disponível com o HTTPS-Only Mode e mais

E o Firefox 83 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Com lançamento previsto para 17 de novembro, o navegador Mozilla Firefox 83 está agora disponível para download no servidor oficial de download para todas as plataformas suportadas, incluindo Linux, Mac e Windows.

Novidades do Firefox 83 que já está disponível

Mozilla Firefox 83 já está disponível com o HTTPS-Only Mode e mais
Mozilla Firefox 83 já está disponível com o HTTPS-Only Mode e mais

A maior nova mudança no lançamento do Mozilla Firefox 83 parece ser um novo recurso de segurança chamado HTTPS-Only Mode, que é implementado em Preferências, na seção Privacidade e segurança.

Ele fornece uma conexão segura e criptografada entre o seu navegador da web e os sites que você visita, mesmo que eles não usem HTTPS.

Por padrão, ele vem desabilitado, mas quando habilitado, o modo HTTPS apenas atualizará todas as conexões do seu site para usar HTTP seguro (HTTPS). A boa notícia é que pode ser usado em todas as janelas ou apenas em janelas privadas.

Para desenvolvedores da web, o Firefox 83 traz suporte para gradientes cônicos CSS, a capacidade de alternar o destaque do estouro clicando no emblema “rolar” para elementos de rolagem e uma grande atualização para o mecanismo SpiderMonkey JavaScript JIT da Mozilla que apresenta um novo construtor MIR baseado na compilação de CacheIR para MIR.

Com o codinome Warp, o novo mecanismo JavaScript JIT é habilitado por padrão no Firefox 83, tornando o navegador mais rápido em certas situações.

Por exemplo, o Google Docs agora carrega até 20% mais rápido, de acordo com a Mozilla. Se você não pode esperar até o lançamento oficial de amanhã, você pode baixar os binários do Firefox 83 para sistemas de 64 bits e 32 bits, bem como o código-fonte, agora mesmo dos servidores FTP da Mozilla.

Outra mudança interessante é o suporte para o recurso WebRender funcionar em notebooks Intel com drivers mais antigos, bem como em sistemas com GPUs Intel Gen12, tornando o Firefox mais ágil nesses hardwares.

Entre outras mudanças, o Firefox 83 traz um novo item de menu de contexto “Imprimir seleção”, novo cartão VPN e banner no Painel de proteções para facilitar o uso de uma solução VPN para proteger sua privacidade, bem como um novo atalho (Ctrl + Shift + B) para abrir a barra de ferramentas de favoritos.

Além disso, as caixas de diálogo do prompt de autenticação HTTP agora usam um modal de guia em vez de um modal de janela, uma nova opção foi adicionada em sobre: ​​preferências para permitir que você desabilite o controle de mídia via teclado, fone de ouvido e interface virtual, e gestos de pinça agora podem ser usado em telas sensíveis ao toque e trackpads de precisão para ampliar o conteúdo da web.

Se você não pode esperar até o lançamento oficial de amanhã, você pode baixar o Firefox 83 agora mesmo do servidor FTP da Mozilla.

Com instalar o Firefox

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente

Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado

E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.