E foi lançado o Firefox 77 com melhorias de acessibilidade, atualizações e correções. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, a Mozilla lançou o navegador Firefox 77 para todas as plataformas suportadas, incluindo Linux. Esta é uma atualização mensal que traz várias melhorias e correções de segurança.
Novidades do Firefox 77
Os destaques da versão do Firefox 77 incluem acessibilidade aprimorada, permitindo que os usuários de leitores de tela acessem a lista de aplicativos nas Opções do Firefox, fornecendo rótulos para entradas de data/hora para usuários de ferramentas de acessibilidade e texto atualizado no leitor de tela JAWS para algumas regiões ativas.
Esta versão também implementa o suporte para exibir e gerenciar certificados da Web por meio de uma nova página about:certificate
e adiciona recomendações do Pocket na página New Tab para usuários localizados no Reino Unido (Reino Unido).
Entre outras alterações, o Firefox 77 remove a preferência browser.urlbar.oneOffSearches
.
Os usuários agora terão que desmarcar os mecanismos de pesquisa na opção Mecanismos de pesquisa com um clique na página about:preferences#search
, se quiserem ocultar os botões de pesquisa únicos.
Para desenvolvedores da Web, o Firefox 77 oferece suporte à API JavaScript String.prototype.replaceAll(), que permite retornar uma nova string com todas as correspondências ao padrão fornecido, preservando a string original, bem como carregamento e revisão mais rápidos de fontes no depurador JavaScript e suporte mais confiável ao mapa de fontes.
Várias vulnerabilidades de segurança foram corrigidas nesta versão, incluindo um ataque de tempo às assinaturas DSA descobertas na biblioteca NSS, um uso após livre no SharedWorkerService, uma confusão do tipo JavaScript com NativeTypes, um problema de falsificação de URL que ocorreu ao usar endereços IP, vazamento de memória no WebRender ao usar a diretiva CSS de imagem de borda e alguns erros de segurança de memória.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
A próxima versão, Firefox 78, está prevista para o final do mês em 30 de junho e está disponível para testes beta públicos no momento.
Com instalar o Firefox 77
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox 77 aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar o Firefox 77 chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente
Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado
E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
- Linkwarden 2.8 lançado com sincronização do navegador, e mais