Depois de resolver de finalmente os problemas com o certificado expirado a Mozilla excluirá todos os dados de uso coletados pelo Firefox. Entenda por que ela fará isso.
Em 4 de maio às 01:00, UTC, um certificado usado para assinar os addons do Firefox expirou. Como o navegador exige que todos os complementos tenham uma assinatura válida, o Firefox desativou todos os complementos quando esse certificado expirou.
Como forma de corrigir isso, a Mozilla lançou uma extensão do sistema na forma de um estudo chamado ‘hotfix-update-xpi-signing-intermediate-bug-1548973’ que seria distribuído para todos os usuários que tivessem studies habilitados (um recurso de coleta de dados).
Para muitas pessoas, isso era um problema, já que você precisava permitir que os dados de uso fossem carregados no Mozilla para permitir os studies.
Por fim, a Mozilla lançou o Firefox 66.0.4 e, em seguida, o Firefox 66.0.5 para resolver os problemas com o certificado expirado, sem a necessidade de um estudo, mas, para muitos, já era tarde porque eles já haviam habilitado a coleta de dados no navegador.
Como forma de se desculpar e fazer o bem a todos que possibilitaram estudos e, assim, possibilitaram a telemetria, a Mozilla decidiu excluir os dados de telemetria de todos os usuários do Firefox que foram coletados durante o período em que a correção foi implantada.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
- Como instalar o media player Movian no Linux via Snap
Mozilla excluirá todos os dados de uso coletados pelo Firefox
É isso mesmo, a Mozilla decidiu excluir toda a telemetria, ou os dados de uso e desempenho do usuário, que foram coletados pelo Firefox, enquanto eles estavam lançando o estudo para corrigir os addons do Firefox desativados.
Em uma postagem no blog da Mozilla, a entidade informou o seguinte:
“Para resolver esse problema o mais rápido possível, usamos nosso sistema studies para implantar a correção inicial, o que exige que os usuários optem pela telemetria”
“Alguns usuários que optaram por sair do Telemetry optaram por voltar, a fim de obter a correção inicial o mais rápido possível. Como anunciamos no blog Firefox Add-ons em 2019-05-08T23:28:00Z, agora não há mais uma necessidade de ter Estudos para receber atualizações, verifique se suas configurações correspondem às suas preferências pessoais antes de reativar os studies, o que acontecerá depois de 2019-05-13T16:00:00Z. A fim de respeitar as possíveis intenções dos nossos usuários, tanto quanto possível, com base em nossa configuração atual, estaremos excluindo todos os nossos dados de telemetria e estudos de origem para toda a nossa população de usuários coletados entre 2019-05-04T11:00:00Z e 2019-05-11T11:00:00Z.”
Isso significa que a Mozilla excluirá todos os dados de desempenho e uso de toda a população do Firefox que foi coletada entre 5 de maio às 6:00 da manhã (EST) e 11 de maio às 6:00 da manhã (EST).
Eles também querem enfatizar que, se você não quiser que seus dados de telemetria sejam carregados no Mozilla, você pode desativá-los no Firefox, pois os estudos não são mais necessários.
Para desativar estudos e telemetria, acesse opção ‘Preferências’ do Firefox, depois ‘Privacidade e segurança’ (ou entre com a URL about:preferences#privacy) e desmarque a opção ‘Permitir que o Firefox envie dados técnicos e de interação para a Mozilla’, conforme mostrado abaixo.
Enfim, depois que você desmarcar essa opção, os estudos e a telemetria serão desativados no Firefox.
O que está sendo falado no blog
- Phoronix Test Suite 8.8 Milestone 3 lançado! Confira as novidades
- Wine 4.8 lançado com unicode 12.0 e melhor suporte a Joystick
- O Linux e os cassinos online – Confira 3 maneiras de usá-los
- Google anunciou que colocará novos controles de cookies no Chrome
- Mozilla excluirá todos os dados de uso coletados pelo Firefox