Disponível inicialmente apenas para o smartphone Motorola Edge+, o Motorola Ready For permite usar um telefone Android como um desktop.
Os smartphones são basicamente computadores de bolso com telas sensíveis ao toque e sistemas operacionais otimizados para toque. Mas, ao longo dos anos, vimos vários projetos projetados para permitir que você os use como desktops ou laptops.
Um dos mais novos é da Motorola – uma empresa que tentou e desistiu de algo semelhante há uma década.
Motorola Ready For permite usar um telefone Android como um desktop
Mas os telefones ficaram muito mais poderosos desde então, e a Motorola diz que sua nova plataforma Ready For permitirá que você conecte seu telefone a um monitor, teclado e mouse para usá-lo como um desktop.
No entanto, nem todos os usuários de smartphones da Motorola terão esse recurso.
Em primeiro lugar, o software estará disponível apenas para o smartphone Motorola Edge+, pelo menos no lançamento.
E esse telefone é exclusivo da Verizon nos Estados Unidos, o que significa que, se você estiver nos EUA, só poderá usar o Ready For com um único telefone em uma única operadora.
Se você tiver um dispositivo que atenda a esses requisitos, a Verizon diz que você pode conectar seu telefone a um monitor, TV ou display portátil com um cabo USB-C para USB-C ou USB-C para HDMI.
Depois de fazer isso, o Motorola Experience Hub deve aparecer para oferecer opções para telas grandes, incluindo a experiência Ready For, que oferece uma experiência de desktop que:
- Permite que você visualize vários aplicativos de uma vez
- Use a câmera do seu telefone e outro hardware para coisas como videoconferência enquanto usa a tela conectada (e você pode escolher entre as câmeras frontal ou traseira enquanto faz isso)
- Transmita vídeo para uma tela grande, usando seu telefone em vez de um streamer de mídia estilo Roku, Chromecast ou Fire TV
Você também pode conectar um teclado, mouse e/ou controlador de jogo via Bluetooth ou usar um dock Motorola Ready para periféricos com fio.
O dock estará disponível em 19 de abril e oferece suporte para segurar o telefone nas orientações paisagem ou retrato. Ele também possui um ventilador de resfriamento embutido. O preço do dock será revelado próximo ao lançamento.
A Motorola diz que o Ready For está incluído em uma atualização de software que começa a ser lançada esta semana para clientes da Verizon com um telefone Motorola Edge+ nos Estados Unidos.
A atualização também traz o Android 11 para o telefone, que originalmente veio com o Android 10 quando foi lançado no ano passado.
Se o Ready For da Motorola parece familiar, é provável que a Samsung tenha oferecido uma experiência semelhante com seu software DeX nos últimos anos.
Mas também vimos várias empresas lançar acessórios e software para smartphones projetados para permitir que você use seu telefone como um laptop ou desktop, e a Motorola foi realmente uma das primeiras.
A empresa apresentou o laptop Motorola Atrix 4G com um acessório dock opcional para laptop na Consumer Electronics Show 2011.
Na época, o Android realmente não era projetado para uso em laptop ou desktop, então a Motorola incluiu um sistema operacional baseado em Linux separado projetado para suportar o navegador Firefox e sincronizar com seu telefone.
Foi um experimento de curta duração para a Motorola, e não está claro se você pode traçar uma linha reta do Atrix 4G ao Edge+ porque não apenas a indústria de smartphones mudou drasticamente, mas a Motorola Mobility foi comprada e vendida várias vezes desde então 2011.
Depois de passar algum tempo como uma empresa de propriedade do Google, agora é uma subsidiária da Lenovo.