Motorola está bloqueando telefones não autorizados no México

Por terem sido vendidos através dos canais não oficiais, a Motorola está bloqueando telefones não autorizados no México.

A Motorola está lidando com um problema incomum no México. As vendas não autorizadas de seus telefones no país quintuplicaram nos últimos três anos. Apesar dos repetidos avisos, esta prática não parou.

Agora, a empresa decidiu tomar medidas rigorosas e desativar totalmente esses telefones, limitando a sua utilização apenas a chamadas de emergência.

Motorola está bloqueando telefones não autorizados no México

Motorola está bloqueando telefones não autorizados no México
Motorola está bloqueando telefones não autorizados no México

Sim. A Motorola está bloqueando telefones não autorizados no México. Para entender melhor, é preciso esclarecer o o contexto usado par definir “telefones não autorizados”.

Os dispositivos em questão são importados ilegalmente de territórios estrangeiros para o México. Eles não têm aprovação regulatória para venda e uso no país.

A Motorola afirma que isso representa um risco de segurança para o usuário desses telefones, pois eles não atendem a todos os padrões nacionais e não possuem políticas de garantia.

Esses telefones também podem não funcionar corretamente nas redes sem fio mexicanas devido à falta de suporte oficial.

Conforme relatado por Xataka, a Motorola tem alertado os mexicanos contra a compra ou uso desses telefones “irregulares” desde pelo menos maio deste ano.

Ele começou a enviar uma notificação push dizendo “Seu dispositivo está irregular porque não está em conformidade com as regulamentações do México”.

No entanto, as vendas não autorizadas de telefones Motorola continuaram no país. Os consumidores aparentemente ignoraram o aviso da empresa.

A empresa de propriedade da Lenovo já está farta. Está desabilitando os dispositivos adquiridos por meio desses canais. Os telefones Motorola não autorizados ativados a partir de 27 de julho de 2023 no México deixarão de funcionar alguns dias depois.

A empresa mostrará dois avisos aos usuários nesse período. “Seu dispositivo será desativado em 10 dias por não cumprir os regulamentos do México”, diz a primeira notificação de aviso.

Esta mensagem de aviso aparece imediatamente após o processo de configuração e vem acompanhada de um enorme banner que certamente chamará sua atenção. Os usuários podem tocar nele para saber mais sobre o assunto.

A Motorola fará o mesmo aviso dez dias depois, informando que falta apenas mais um dia para que o telefone seja desativado. O dispositivo não estará mais operacional a partir do dia seguinte.

“O usuário não poderá utilizar o aparelho, consequentemente, não terá acesso aos seus arquivos, funções ou aplicativos, pois haverá uma tela de desativação e ele só poderá acessar Chamadas de Emergência”, explica a Motorola em comunicado. página de suporte.

A página também fornece mais informações sobre os riscos do uso desses telefones e os benefícios de comprar dispositivos aprovados em canais autorizados.

É importante notar que a Motorola não desativará telefones adquiridos através de canais autorizados em terras estrangeiras, mas usados no México. Os telefones irregulares adquiridos dentro do país e ativados antes de 27 de julho de 2023 também continuarão funcionando como antes.

Isso ocorre apesar desses dispositivos não terem aprovação regulatória. A empresa mostrará um aviso de uso, mas não bloqueará o acesso ao dispositivo.

Não é novidade que os mexicanos não estão satisfeitos com o fato de a Motorola desabilitar telefones com limitações semelhantes, mas adquiridos dentro do país.

Eles não têm escolha, no entanto. Se quiserem comprar um telefone Motorola aprovado, a empresa oferece um desconto de 30%.

Os usuários precisarão validar o IMEI do aparelho irregular para receber o cupom de desconto que terá validade de 30 dias. A empresa não aceita o telefone desativado.

Você pode encontrar mais informações sobre o processo de obtenção do cupom de desconto nesta página de suporte. Os dispositivos aprovados para venda e uso no México apresentarão uma etiqueta de certificação “NOM” (Norma Oficial Mexicana) na caixa de varejo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.