Depois de um tempo em licenciamento misto, agora o Motor de jogos Xenko e seu editor são softwares livres. Confira os detalhes dessa importante mudança.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
Xenko é composto de um motor (engine) e um editor para a criação de jogos em 2D, 3D e realidade virtual.
Inicialmente, esse motor foi lançado sob licença dupla, com uma versão sob a GPLv3 e outro paga, para aqueles que tinham reservas à natureza copyleft da licença livre. Entretanto, o editor era proprietário.
Agora o Motor de jogos Xenko e seu editor são softwares livres
No entanto, as condições em que Xenko é distribuído mudaram radicalmente desde 2 de agosto, como pode ser lido em uma publicação no blog oficial do projeto.
Aparentemente, a empresa que estava suportando este motor de jogos, a Silicon Studio, decidiu parar de fornecer suporte após o lançamento da versão 3,0, o que levou ao novo licenciamento MIT para o motor e editor, e o abandono de modelo de licença dupla.
Isto significa que a partir de agora Xenko funcionará como um projecto comunitário que irá distribuir o seu produto sob a licença MIT, tendo uma forma aparentemente semelhante ao do Godot e, possivelmente, como uma tentativa de oferecer um modelo simples (do ponto de vista a licença) que pode ser atraente para ambientes corporativos.
De acordo com a Wikipédia:
“A licença MIT é permissiva e considerada equivalente a BSD Simplificada sem a cláusula de endosso. Porém, seu texto é bem mais explícito ao tratar dos direitos que estão sendo transferidos, afirmando que qualquer pessoa que obtém uma copia do software e seus arquivos de documentação associados pode lidar com eles sem restrição, incluindo sem limitação os direitos a usar, copiar, modificar, mesclar, publicar, distribuir, vender copias do software. As condições impostas para tanto são apenas manter o aviso de copyright e uma copia da licença em todas as cópias do software.”
Enfim, a licença MIT é compatível com a GNU GPL e é muito clara em seus termos, ao declarar explicitamente o que é permitido, por exemplo, sublicenciar ou vender cópias do software.
De acordo com a lista de licenças da Free Software Foundation, a licença MIT deveria ser chamada de licença X11, já que o MIT possui muitas licenças para software. Por outro lado, o Open Source Initiative se refere a ela apenas como licença MIT, assim como outros.
Aqueles que estiverem interessados, podem obter o código fonte do Xenko em sua página oficial do GitHub.
Infelizmente, o editor está disponível apenas para Windows, embora suporte a compilação multiplataforma para Windows, Android, iOS, UWF (abrangendo o Xbox One), PlayStation 4 e Linux. Espero que com os recentes movimentos o editor chegue ao GNU / Linux e suporte ao macOS.
Aqueles que querem saber todos os detalhes técnicos do Xenko 3.0 podem verificar as notas de lançamento.
Além disso, aqueles usuários que não sabem como contribuir para o desenvolvimento do produto podem contribuir com seu grão de areia na forma de dinheiro através da página Patreon do software.
Para conhecer um pouco mais esse motor de jogos, assista o vídeo abaixo:
O que está sendo falado no blog
- Ubuntu e o Debian Stretch receberam atualização para correção de falha TCP
- Desenvolvedor do Hiri conta sua experiência de vender aplicativos para Linux
- Agora o Motor de jogos Xenko e seu editor são softwares livres
- Firefox 63 executará extensões como um processo separado do navegador
- Lenovo oferecerá atualizações automáticas de firmware para PC’s com Linux
- Thunderbird 60 lançado com novos temas escuros e claros e várias melhorias