Monitorix 3.14 lançado com módulo nvme.pm para monitorar NVMe

E foi lançado o Monitorix 3.14 com módulo nvme.pm para monitorar NVMe, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Monitorix é uma ferramenta de monitoramento de sistema, é um aplicativo leve, de código aberto e gratuito, projetado para monitorar o maior número possível de serviços e recursos de sistema, por exemplo, monitorando a temperatura da CPU, carga do sistema, atividade da rede e capacidade de resposta dos serviços de rede.

O sistema é controlado através da interface web, os dados são apresentados como gráficos.

O Monitorix foi criado para ser usado em servidores de produção Linux/UNIX, mas devido à sua simplicidade e tamanho pequeno, também pode ser usado em dispositivos integrados.

Esse aplicativo consiste principalmente em dois programas: um compilador, chamado monitorix, que é um daemon Perl que é iniciado automaticamente como qualquer outro serviço do sistema e um script CGI chamado monitorix.cgi.

O sistema é escrito em Perl, o RRDTool é usado para gerar gráficos e armazenar dados, o código é distribuído sob a licença GPLv2.

O programa é bastante compacto e auto-suficiente, o que permite usá-lo mesmo em sistemas integrados.

Uma ampla variedade de parâmetros de monitoramento é suportada, desde rastreamento do planejador de tarefas, E / S, alocação de memória e parâmetros do kernel até visualização de dados em interfaces e aplicativos de rede específicos (servidores de correio, DBMS, Apache, nginx, MySQL).

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do Monitorix 3.14.

Novidades do Monitorix 3.14

Monitorix 3.14 lançado com módulo nvme.pm para monitorar NVMe

No Monitorix 3.14 foi adicionado o módulo nvme.pm para monitorar dispositivos de armazenamento NVMe (NVM Express). Entre os parâmetros levados em consideração: temperatura do disco, carga, erros registrados, intensidade das operações de gravação,

Além disso, observa-se também que o módulo amdgpu.pm foi adicionado para rastrear o status de um número arbitrário de GPUs AMD.

A dinâmica das mudanças em parâmetros como temperatura, consumo de energia, velocidade do cooler, consumo de memória de vídeo e mudanças de frequência da GPU são monitoradas.

Outra mudança importante no Monitorix 3.14 é a adição do módulo nvidiagpu.pm para monitoramento avançado de placas de vídeo baseadas em GPU NVIDIA (uma versão mais avançada do módulo nvidia.pm disponível anteriormente).

Por outro lado, também podemos descobrir que o suporte process.pm foi adicionado para sistemas com diferentes valores máximos de PID definidos em /proc/sys/kernel/pid_max, bem como um novo gráfico do tempo de atividade do processo em processo format.pm que vem com uma nova opção chamada time_unit para definir a escala do gráfico.

O suporte para IPv6 também foi adicionado ao módulo de monitoramento de tráfego traffacct.pm, bem como o modo de operação da interface implementado na forma de uma aplicação web em tela cheia.

Das outras mudanças que se destacam:

  • Adicionada a opção time_unit ao system.pm para definir a escala do gráfico de tempo de atividade.
  • Adicionada nova opção de linha de comando -s para decidir qual parte de uma linha no arquivo de configuração será a chave e qual será o valor.
  • Adicionado um botão de início no canto superior esquerdo para acessar facilmente a página principal
  • Adicionada a capacidade de visualizar o site como um aplicativo da Web no modo de tela cheia.
  • Alterada a forma como a opção cmd no port.pm funciona, executando diretamente o comando definido (sem argumentos), a menos que não esteja definido, caso em que o padrão ainda será ss.
  • Adicionadas algumas alterações ao monitorix-alert.sh para poder vinculá-lo e atuar como um script de alerta genérico.
  • Adicionados identificadores de velocidade do ventilador (como ventilador), potência (como pwr), porcentagem (como pct) e byte (como byt) ao gensens.pm.

Para saber mais sobre essa versão do Monitorix, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Monitorix

Para instalar a versão mais recente do Monitorix, use esse tutorial:
Monitoramento de sistema: Instale Monitorix no Ubuntu
Como instalar o Monitorix no Fedora, CentOS e derivados
Ou baixe o pacote para seu sistema nesse endereço.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile