E foi lançado o Mold 2.33 com novas otimizações de desempenho, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
mold é um substituto mais rápido para os vinculadores Unix existentes. É várias vezes mais rápido que o vinculador LLVM lld, o segundo vinculador de código aberto mais rápido que criei originalmente há alguns anos.
O mold foi projetado para aumentar a produtividade do desenvolvedor reduzindo o tempo de compilação, especialmente em ciclos rápidos de depuração-edição-reconstrução.
Mold suporta x86-64, i386, ARM64, ARM32, RISC-V 64-bit/32-bit little/big-endian, 64-bit big-endian PowerPC ELFv1, 64-bit little-endian PowerPC ELFv2, s390x, SPARC64 e m68k.
Agora, foi lançado o Mold 2.33.
Novidades do Mold 2.33
O Mold 2.33 é a versão mais recente deste vinculador de alta velocidade como uma alternativa aos gostos do GNU Gold e LLVM LLD. Com o Mold 2.33, ainda há novas otimizações de desempenho sendo trabalhadas pelo desenvolvedor líder Rui Ueyama.
Com o Mold 2.33, um novo sinalizador “--separate-debug-info
” é introduzido para agrupar seções de informações de depuração em um arquivo separado em vez do arquivo de saída principal. O foco com esta opção é acelerar ainda mais o vinculador.
Rui explica os benefícios desta opção:
“Por padrão, o mold cria um arquivo de depuração separado em segundo plano após criar um arquivo de saída principal, para que você possa começar a executar o executável o mais rápido possível enquanto o mold ainda está trabalhando na vinculação de suas seções de informações de depuração. Por exemplo, vincular o clang com informações de depuração normalmente leva ~1,70s em uma máquina Threadripper 7980X, enquanto leva apenas ~0,52s com
--separate-debug-info
. Economizar um segundo inteiro em ciclos rápidos de edição-reconstrução-execução deve melhorar a produtividade dos programadores.”
Também notável com o Mold é honrar os sinalizadores z x86-64-v2, -z x86-64-v3, -z x86-64-v4 para os níveis de recursos da microarquitetura x86_64.
O Mold 2.33 também tem correções em torno do tratamento da Tecnologia de Aplicação de Fluxo de Controle (CET) da Intel, algumas correções do LoongArch e suporte para os sinalizadores --no-allow-shlib-undefined
e --dynamic-list-data
.
Para saber mais sobre essa versão do Mold, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Mold
Para instalar a versão mais recente do Mold nas principais distribuições Linux, use o gerenciador de pacotes de seu sistema.
Ou, leia as instruções na página do software no GitHub.