E foi lançado o Mold 1.8 com mais recursos e otimizações. Confira as novidades dessa importante atualização e veja como instalar no Linux.
mold é um substituto mais rápido para os vinculadores Unix existentes. É várias vezes mais rápido que o vinculador LLVM lld, o segundo vinculador de código aberto mais rápido que criei originalmente há alguns anos.
O mold foi projetado para aumentar a produtividade do desenvolvedor reduzindo o tempo de compilação, especialmente em ciclos rápidos de depuração-edição-reconstrução.
Mold suporta x86-64, i386, ARM64, ARM32, RISC-V 64-bit/32-bit little/big-endian, 64-bit big-endian PowerPC ELFv1, 64-bit little-endian PowerPC ELFv2, s390x, SPARC64 e m68k.
Já se passou um ano e alguns dias desde a introdução do Mold 1.0 como uma alternativa de linker de alto desempenho para GNU Gold e LLVM LLD, enquanto o Mold 1.8 está estreando agora como o mais novo lançamento de recurso.
Novidades do Mold 1.8
Durante o último ano de desenvolvimento pós-1.0, o vinculador do Mold continuou trabalhando em uma variedade de otimizações de desempenho, implementando suporte para mais arquiteturas de CPU e agregando mais recursos suportados por outros vinculadores.
Com o Mold 1.8, há outra rodada de recursos implementados e outras correções e melhorias mescladas.
O Mold 1.8 reimplementou seu recurso relocável (-r
/ --relocatable
) para melhorar o desempenho e aumentar a compatibilidade com os vinculadores GNU, adicionou a opção --relocatable-merge-sections
, adicionou opções [no]dynamic-undefined-weak
, e [no-]undefined-version
.
Mold 1.8 agora também avisa sobre incompatibilidades de tipo de símbolo, mescla seções .gnu.note.property
para diferentes propriedades x86, o modo --wrap
agora funciona com otimizações de tempo de link (LTO) ativadas e uma variedade de outras correções e melhorias.
O Mold 1.8 também abandonou seu suporte experimental Apple macOS/iOS com os usuários, em vez de serem referidos usando o linker Sold, que é a versão comercial do linker Mold.
Para saber mais sobre essa versão do Mold, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Mold
Para instalar a versão mais recente do Mold nas principais distribuições Linux, use o gerenciador de pacotes de seu sistema.
Ou, leia as instruções na página do software no GitHub.