Conheça o Modos Paper Monitor, um monitor E Ink de hardware aberto de 13.3 polegadas. Confira os detalhes e especificações desse dispositivo.
O Modos Paper Monitor é um monitor com tela E Ink de 13,3 polegadas e 1600 x 1200 pixels com suporte para taxas de atualização de tela de até 60 Hz para rolagem e animação suaves.
Mas, como a maioria dos monitores ePaper, você precisa sacrificar a qualidade da imagem para obter altas taxas de atualização.
Uma coisa que torna o Modos Paper Monitor interessante é que ele possui um controlador de exibição personalizado otimizado para equilibrar as taxas de atualização da qualidade da imagem.
Outra coisa é que é um dispositivo de hardware aberto: a documentação de hardware e firmware está disponível no GitHub.
Modos Paper Monitor, um monitor E Ink de hardware aberto de 13.3 polegadas
A Modos vem desenvolvendo o Paper Monitor há alguns anos e agora a equipe está se preparando para lançar uma campanha de crowdfunding Crowd Supply para o display.
Modos não anunciou quanto custará o display durante o crowdfunding (ou depois), mas se outros monitores E Ink servirem de referência, eu não esperaria que o Modos Paper Display fosse barato.
As telas E Ink são telas de baixo consumo e alto contraste que muitas pessoas consideram mais agradáveis aos olhos do que as telas LCD ou OLED, mas tendem a ser caras.
Enquanto esperamos pelas informações de preços, os desenvolvedores estão compartilhando alguns detalhes sobre hardware e funcionalidade no Blog Modos e na página de visualização do Crowd Supply.
Resumindo, a tela é um pequeno display eletrônico de papel com entradas HDMI e USB-C e suporte para Windows, Mac e Linux.
Ele possui uma placa de driver com um FPGA Xilinx Spartan-6 LX16 que executa o software controlador de display Caster, além de um microcontrolador Raspberry Pi RP2040 para comunicação USB e atualizações de firmware.
O Caster FPGA Gateware permite quatro modos de exibição diferentes:
- Modo binário (preto e branco): Este modo suporta uma taxa de atualização de tela de 60 Hz, mas não suporta qualquer escala de cinza, o que significa que as imagens parecem péssimas.
- Modo Bayer Dithering: Neste modo, há suporte básico para escala de cinza, mas o texto e as imagens parecem um pouco menos nítidos.
- Modo de escala de cinza de 4 níveis: Projetado para digitação, entre outras coisas, este modo oferece taxa de atualização rápida com suporte para 4 tons de cinza, mas imagens e vídeos não ficarão muito bons.
- Modo Híbrido Automático Binário/Escala de Cinza de 16 níveis: Este modo oferece o melhor dos dois mundos… mais ou menos. Você pode percorrer páginas da web ou outro conteúdo a 60 quadros por segundo. Mas assim que o movimento parar, a tela realizará uma atualização completa para tornar o texto e as imagens nítidos e claros, enquanto remove quaisquer fantasmas de imagens que estavam anteriormente na tela. Em outras palavras, você não verá a tela ficar preta enquanto você rola, mas isso acontecerá por um momento assim que você parar.
Como tudo isso é alimentado por código-fonte aberto executado em um FPGA, é possível que Modos (ou usuários) desenvolvam modos de exibição adicionais no futuro.
Além do Modos Paper Monitor de 13,3 polegadas, a equipe planeja oferecer um Kit de Desenvolvimento Modos que apresenta o mesmo controlador de display, mas o combina com um monitor E Ink monocromático ou colorido de 6 ou 13,3 polegadas.
Mas como isso se destina a desenvolvedores, não há gabinete para a tela.
Modos diz que seu gateware Caster também deve funcionar com outros tipos de displays eletrônicos de papel, incluindo telas DES Slurry.