Christian F.K. Schaller informou que o Modo GNOME Classic está recebendo algumas melhorias no Fedora 31. Confira as mudanças e conheça melhor essa opção.
Antes de falar sobre as mudanças, é bom lembrar que a sessão GNOME Classic não é a mesma sessão Flashback do GNOME. O GNOME Classic é uma outra coisa.
Embora com a mesma mentalidade, o GNOME Classic é tecnicamente diferente da sessão Flashback do GNOME que está prontamente disponível na maioria dos repositórios das distribuições.
Introduzido no GNOME 3.8, o GNOME Classic é um shell de desktop mais simples e tradicional, modelado a partir do desktop GNOME 2.
Ele usa um layout de dois painéis com uma lista de tarefas regular na parte inferior e um menu de aplicativos tradicional na parte superior.
O GNOME Classic é construído usando tecnologias do GNOME 3 e um pequeno conjunto de extensões do GNOME Shell.
Mas ao contrário da sessão Flashback do GNOME, a sessão Classic não usa o gnome-panel e um monte de applets antiquados.
Em vez disso, o GNOME Classic é construído usando as tecnologias do GNOME 3 e usa uma pequena seleção de extensões específicas do GNOME Shell, para fornecer um menu de aplicativos e um layout de dois painéis.
De acordo com uma página do GNOME Wiki, a sessão ‘está disponível apenas em sistemas com determinadas extensões do GNOME Shell instaladas. Algumas distribuições do Linux podem não ter essas extensões disponíveis ou instaladas por padrão’.
O GNOME Classic está, aparentemente, disponível no Fedora a partir de fontes externas. No Ubuntu você precisa instalar o pacote gnome-shell-extensions primeiro.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE
Modo GNOME Classic está recebendo algumas melhorias no Fedora 31
Enfim, de volta ao assunto desse artigo, a sessão retro do GNOME Classic verá uma série de melhorias de usabilidade no Fedora 31, que deverá ser lançado em outubro.
Christian F.K. Schaller, da Red Hat compartilhou algumas informações sobre as várias mudanças na sessão em um resumo do trabalho que está em andamento, antes do próximo grande lançamento do Fedora.
Eles implementaram a “Visão geral de atividades”. Consciente de que muitos fãs do Fedora fazem uso desta sessão opcional (algo negligenciada), Schaller diz que o trabalho foi feito para “melhorar a experiência”.
“Allan Day, do [GNOME Design], revisou a experiência e decidimos torná-la uma experiência mais pura no estilo do GNOME 2, deixando de lado a visão geral ao executar o modo clássico.”
Essa mudança sozinha é uma grande novidade. Isso significa que a visão geral ‘Atividades’, que é famosa na área de trabalho do GNOME Shell, será totalmente excluída do clássico. Os usuários podem gerenciar as janelas normalmente.
Mas o trabalho não pára por aí.
Schaller acrescenta que os desenvolvedores também ‘investiram esforço’ para melhorar o alternador de espaço de trabalho disponível no modo clássico.
O applet de painel, ele diz, agora é ‘completo’ e até capaz de funcionar no desktop normal do GNOME Shell.
“Sabemos que [o trabalho] melhorará muito a experiência [clássica] para muitos de nossos usuários e, ao mesmo tempo, permitirá que novas pessoas mudem para o Fedora e o GNOME para obter a vantagem de todas as outras grandes melhorias que estamos trazendo para o Linux e na área de trabalho do Linux.”
O que está sendo falado no blog
- Google começou a desenrolar a reformulação do Android Auto
- Samsung poderá lançar o Galaxy Note 10 no dia 7 de agosto
- MuseScore 3.2 lançado com dezenas de correções de bugs
- Como instalar o informativo Dino no Linux via Snap
- Modo GNOME Classic está recebendo algumas melhorias no Fedora 31