Para levar a todos os seus usuários a capacidade de usar um “Dark Mode” ao navegar, o modo escuro automático já está no Chrome beta.
O Google Chrome finalmente tem um “Modo Escuro Automático Universal”, que envolve qualquer site em um tema escuro suave. Embora ainda experimental, o Google permitiu que os usuários ativassem o novo recurso.
Modo escuro automático já está no Chrome beta
Os sites oferecem cada vez mais o “Modo Escuro”, mas há muitos que cegam os internautas quando são lançados. Para resolver essa explosão repentina de fundo branco, especialmente durante uma sessão noturna, o Chrome pode forçar o Modo Escuro em qualquer site.
Os desenvolvedores de sites têm oferecido cada vez mais um Modo Escuro. No entanto, os visitantes precisam ativar manualmente esse tema para cada site.
Há vários anos, os internautas exigem uma configuração simples que mantenha esse tema para todos os sites. Escusado será dizer que apenas os fabricantes de navegadores têm essa capacidade e o Google parece ter implementado o mesmo no Chrome.
Aliás, o Google há muito tenta ativar automaticamente o Modo Escuro para todos os sites. De acordo com BetaNews, o Google adicionou suporte para uma interface geral com tema escuro no passado.
No entanto, a empresa nunca lançou a opção de exibir versões mais escuras de páginas da web.
O recente lançamento do Google Chrome versão 123 agora inclui esse recurso. O Google ofereceu essencialmente uma configuração que aplica um tema sombrio a todos os sites. O navegador altera o fundo de qualquer site para escuro, substituindo assim seu tema padrão.
Curiosamente, a nova configuração do modo escuro automático supostamente funciona em macOS, Windows, Linux e ChromeOS.
Os aplicativos para smartphones Apple iPhone e Android possuem essa configuração experimental. Conseqüentemente, os usuários também devem poder usar o Modo Escuro universal nesses dispositivos.
Como ativar o modo escuro automático no navegador Google Chrome
Durante vários anos, os usuários do Google Chrome confiaram em extensões de navegador como Dark Reader ou Dark Mode para Chrome.
Essas extensões tentam transformar páginas da web brilhantes, com fundo claro, em versões mais escuras. Para começar a usar o modo escuro automático do Google Chrome, os usuários terão que desativar essas extensões.
Aliás, apesar do Google incluir o recurso mais recente na versão estável do Chrome, ele ainda não possui uma configuração simples. Parece que o Google ainda considera o Auto Dark Mode um recurso experimental.
yooo here is the real alpha
type in Google Chrome:
chrome://flags/#enable-force-dark
you'll see hidden settings -> Auto Dark Mode for Web Contents -> Enabled
now you can ape shitcoins at night without getting blinded pic.twitter.com/L1FGlW5Bj2
— testermike – e/acc (@testdumbass) December 17, 2023
Os usuários do Google Chrome que desejam ativar o recurso Modo escuro automático devem abrir uma nova guia e acessar chrome://flags/#enable-force-dark
na barra de endereço do Chrome. Habilite o sinalizador “Auto Dark Mode for Web Contents” (Modo Escuro Automático para Conteúdo da Web) e reinicie o navegador.
O novo recurso deve ser capaz de alterar a cor de quase todos os elementos das páginas da web, incluindo links, texto e plano de fundo. Aliás, o Google não permite que os usuários personalizem as cores dos elementos e utiliza seus algoritmos.
Isso pode dissuadir alguns usuários que personalizam fortemente o Modo Escuro oferecido por extensões de terceiros.