Presente em sua versão estável mais recente, o modo de eficiência melhorado do Edge prolonga a vida da bateria.
Sim. A Microsoft aprimorou o recurso de modo de eficiência do Microsoft Edge na versão estável mais recente para aumentar a vida útil da bateria quando o dispositivo está desconectado ou com bateria fraca.
Modo de eficiência melhorado do Edge prolonga a vida da bateria
O Modo de eficiência foi implementado no Microsoft Edge 101 após uma fase de teste em dispositivos Surface.
Ele minimiza o uso de energia para ajudar a economizar bateria, reduzindo o uso da CPU em guias não utilizadas e colocando as guias em segundo plano em suspensão após 5 minutos de inatividade (se as guias de suspensão também estiverem ativadas).
O modo de eficiência é um recurso multi plataforma cruzada que funciona no Windows, macOS e Linux, segue o modo de economia de bateria no Windows, ligando com 20% de bateria no macOS e requer ativação em dispositivos Linux, pois está desativado por padrão.
“Com nossas melhorias mais recentes, quando seu laptop detecta que você está com bateria, o modo de eficiência é ativado, permitindo recursos de economia de energia quando você está interagindo e não interagindo com o navegador”, disse Allison Pastewka, gerente do programa Edge.
“Fizemos melhorias para economizar bateria não apenas quando desconectado e com pouca bateria, mas também quando desconectado!”
Os usuários de borda podem escolher entre economia de recursos de computador balanceada e máxima em sistemas onde o modo de eficiência aprimorada já foi implementado.
Quando o perfil balanceado for selecionado, o navegador da Web tomará medidas moderadas para economizar bateria quando desconectado e etapas adicionais quando estiver com bateria fraca (o que pode levar a lentidão visível durante a navegação).
No perfil de economia máxima, o Edge tomará as medidas extras para aumentar a vida útil da bateria quando desconectado ou com bateria fraca, também levando a um desempenho mais lento.
Quando forem tomadas medidas adicionais para prolongar a vida útil da bateria, um ícone de “pulsação cardíaca” preenchido será exibido na barra de ferramentas do Edge.
“Fazemos o possível para minimizar o impacto do modo de eficiência em sua experiência de navegação, mas para cenários em que o desempenho é importante, como jogos no navegador, recomendamos excluir esses sites do modo de eficiência adicionando-os à lista de bloqueio em
edge://settings/system
“, acrescentou Pastewka.A versão recém-atualizada do modo de eficiência agora está sendo lançada para clientes que executam o Microsoft Edge 106.
Em julho, a Microsoft disse que os usuários do Edge perceberão um desempenho aprimorado e uma pegada de disco menor, já que o navegador da Web agora compacta os caches de disco automaticamente, começando com o Microsoft Edge 102.
Redmond melhorou ainda mais a capacidade de resposta e desempenho geral do navegador da Web no início deste ano, aprimorando o recurso de guias de suspensão em abril.
Isso reduziu significativamente os requisitos de memória e CPU do Edge, aumentando o desempenho do navegador e a vida útil da bateria.
Com base em testes de desempenho em cerca de 13.000 dispositivos, a Microsoft disse na época que o recurso de guias de suspensão reduz o uso de memória em 32% em média e também pode levar a aproximadamente 37% menos uso de CPU na maioria dos casos.