Modem 4G LTE barato em um pendrive pode executar o Linux

Um modem 4G LTE barato em um pendrive pode executar o Linux, usando um hacking, e oferecer desempenho comparável a um Raspberry Pi Zero 2 W.

Existem vários “modems WiFi 4G LTE” baratos disponíveis de fabricantes de dispositivos chineses que são basicamente pequenos computadores/roteadores móveis alimentados por processadores Qualcomm Snapdragon 410 e software baseado em Android.

Mas os hackers descobriram que eles podem ser modificados para executar software Linux principal como o Debian 11.

Modem 4G LTE barato em um pendrive pode executar o Linux

Modem 4G LTE barato em um pendrive pode executar o Linux

O hacker chinês HandsomeYingYan descobriu que o bootloader deste pequeno Android PC-on-a-stick está desbloqueado, o que significa que é bastante trivial atualizar o firmware personalizado para o modem, dando a você mais controle sobre o dispositivo.

O código e as instruções contidos no repositório do OpenStick Project no GitHub, mas a documentação está em chinês.

Então o desenvolvedor Extrowerk traduziu as instruções para o inglês. Basicamente, você só precisa instalar as ferramentas adb e fastboot do Google em um computador, conectar o modem a uma porta USB e executar alguns comandos para exibir um bootloader personalizado e o Debian no pendrive.

Como o modem não possui uma tela, você precisará fazer a configuração inicial enquanto estiver conectado ao seu computador. Mas depois de configurar o acesso ssh, você poderá se conectar a ele por Wi-Fi.

Modem 4G LTE barato em um pendrive pode executar o Linux

Embora existam muitos modems USB LTE compatíveis disponíveis no AliExpress e no eBay, incluindo alguns com cartões microSD que podem ser usados ​​para armazenamento adicional, encontrar um que tenha as especificações certas pode ser um pouco imprevisível.

Alguns têm modems diferentes que não são tão compatíveis com Linux, por exemplo. E outros podem ter suporte limitado para redes 4G LTE em sua região.

Felizmente, a Extrowerk nos aponta o bastão que eles compraram: um modelo que é vendido por US$ 12 (ou 2 por US$ 20) no AliExpress.

Embora pareça uma unidade flash USB robusta, na verdade é um modem com um processador ARM Cortex-A53 quad-core Qualcomm Snapdragon 410 (MSM8916), 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento eMMC, além de suporte para velocidades de download 4G LTE de até 150 MB/s e conectividade WiFi 4.

Não é possível dizer na descrição do produto quais bandas de rede são suportadas, portanto, não está claro em quais países esse modelo pode ser usado.

O HackADay observa que este pequeno pendrive custa aproximadamente o mesmo preço de um Raspberry Pi Zero 2 W. E embora tenha menos portas, pinos e outros conectores acessíveis ao usuário, ele deve oferecer desempenho comparável..

Você pode encontrar mais detalhes em Extrowerk.com e GitHub.com/OpenStick.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile