Um modem 4G LTE barato em um pendrive pode executar o Linux, usando um hacking, e oferecer desempenho comparável a um Raspberry Pi Zero 2 W.
Existem vários “modems WiFi 4G LTE” baratos disponíveis de fabricantes de dispositivos chineses que são basicamente pequenos computadores/roteadores móveis alimentados por processadores Qualcomm Snapdragon 410 e software baseado em Android.
Mas os hackers descobriram que eles podem ser modificados para executar software Linux principal como o Debian 11.
Modem 4G LTE barato em um pendrive pode executar o Linux
O hacker chinês HandsomeYingYan descobriu que o bootloader deste pequeno Android PC-on-a-stick está desbloqueado, o que significa que é bastante trivial atualizar o firmware personalizado para o modem, dando a você mais controle sobre o dispositivo.
O código e as instruções contidos no repositório do OpenStick Project no GitHub, mas a documentação está em chinês.
Então o desenvolvedor Extrowerk traduziu as instruções para o inglês. Basicamente, você só precisa instalar as ferramentas adb e fastboot do Google em um computador, conectar o modem a uma porta USB e executar alguns comandos para exibir um bootloader personalizado e o Debian no pendrive.
Como o modem não possui uma tela, você precisará fazer a configuração inicial enquanto estiver conectado ao seu computador. Mas depois de configurar o acesso ssh, você poderá se conectar a ele por Wi-Fi.
Embora existam muitos modems USB LTE compatíveis disponíveis no AliExpress e no eBay, incluindo alguns com cartões microSD que podem ser usados para armazenamento adicional, encontrar um que tenha as especificações certas pode ser um pouco imprevisível.
Alguns têm modems diferentes que não são tão compatíveis com Linux, por exemplo. E outros podem ter suporte limitado para redes 4G LTE em sua região.
Felizmente, a Extrowerk nos aponta o bastão que eles compraram: um modelo que é vendido por US$ 12 (ou 2 por US$ 20) no AliExpress.
Embora pareça uma unidade flash USB robusta, na verdade é um modem com um processador ARM Cortex-A53 quad-core Qualcomm Snapdragon 410 (MSM8916), 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento eMMC, além de suporte para velocidades de download 4G LTE de até 150 MB/s e conectividade WiFi 4.
Não é possível dizer na descrição do produto quais bandas de rede são suportadas, portanto, não está claro em quais países esse modelo pode ser usado.
O HackADay observa que este pequeno pendrive custa aproximadamente o mesmo preço de um Raspberry Pi Zero 2 W. E embora tenha menos portas, pinos e outros conectores acessíveis ao usuário, ele deve oferecer desempenho comparável..
Você pode encontrar mais detalhes em Extrowerk.com e GitHub.com/OpenStick.