Um entusiasta do método faça você mesmo (DIY) conseguiu uma façanha inusitada, criar um Mod do iPhone 12 que permite suporte a dual nano-SIM.
Hugh Jeffreys, um dedicado ativista da Apple Right to Repair e do YouTuber de tecnologia, descobriu como converter um iPhone com um único SIM em um dispositivo com dois SIM usando ferramentas DIY.
Mod do iPhone 12 que permite suporte a dual nano-SIM foi criado
A maioria dos países ao redor do mundo vende iPhones com slots para cartão SIM que podem conter apenas um único cartão SIM, ao contrário de muitas marcas de telefone concorrentes.
A série iPhone X e modelos posteriores oferecem suporte a cartões eSIM, que é um cartão SIM digital integrado que pode ser registrado na maioria das operadoras – embora isso não seja exatamente o mesmo que ser capaz de inserir dois cartões físicos.
No entanto, a China difere nesse aspecto, sendo o único país onde a Apple vende alguns modelos de iPhone que suportam dois cartões SIM físicos.
Especificamente na China continental, em Hong Kong e em Macau, o iPhone XR, iPhone XS Max, bem como todos os modelos do iPhone 11 e iPhone 12 (exceto o mini) possuem um slot dual SIM que pode conter dois cartões nano-SIM.
Isso permite que os proprietários desses telefones façam chamadas ou enviem mensagens de dois números de telefone diferentes.
O especialista em DIY Hugh Jeffreys decidiu que não é justo que a China se divirta com vários SIMs e postou um vídeo em seu canal explicando como alguém pode pegar um iPhone normal não chinês (um que tenha especificamente o cartão digital eSIM) e modifique-o para aceitar dois cartões físicos.
Este hack tornará o eSIM inútil, essencialmente substituindo-o pelo cartão inserível – que algumas pessoas podem preferir ao eSIM, no entanto.
Hugh Jeffreys usou um iPhone 12 para o projeto DIY, que já tinha um eSIM integrado, mas apenas um slot físico.
Ele encomendou um módulo de substituição dual-SIM para um modelo chinês do iPhone 12 por apenas US $ 24. O novo módulo veio com a bandeja SIM dupla, leitor SIM interno e um pino de ejeção.
Quando Jeffreys abriu o iPhone, as novas peças se encaixaram facilmente no lugar, sendo quase do mesmo tamanho e formato do módulo original.
A Apple deixou o leitor de SIM do iPhone XR, iPhone 11 e iPhone 12 como uma parte modular, separada do resto dos componentes internos e facilmente acessível com a parte traseira do telefone removida.
Depois que Jeffreys instalou o novo módulo no lugar, a questão se reduziu a se o software do iPhone seria capaz de ler os SIMs frontal e traseiro na nova configuração.
Para sua surpresa, o telefone não só funcionou perfeitamente normalmente depois que o mod foi concluído, mas o dispositivo foi capaz de reconhecer e exibir a nova configuração como um “SIM frontal” e “SIM posterior” em vez de exibir “SIM físico” e “Digital SIM “, como faria normalmente em Configurações.
Embora a opção do cartão eSIM tenha desaparecido completamente, o iPhone 12 claramente já havia sido programado para reconhecer um slot dual SIM, mesmo que tenha sido fabricado sem um.
Hugh Jeffreys havia essencialmente criado um mutante único no iPhone, uma configuração que não pode ser encontrada literalmente em nenhum lugar do mundo.
Ele teve sucesso ao adicionar um slot para cartão SIM dual – que só é encontrado na China – a um iPhone 12 com suporte para 5G, que só é vendido nos Estados Unidos.
O vídeo do YouTube, com link abaixo, já obteve meio milhão de visualizações, e não é impossível que a Apple possa ficar sabendo do “hack” de atualização de Jeffrey e consertá-lo de forma que se torne impossível em uma atualização futura.
Até que isso aconteça, no entanto, qualquer pessoa que tenha algumas ferramentas iFixit (um link da Amazon pode ser encontrado abaixo) pode atualizar seu próprio iPhone compatível para suportar dois cartões SIM físicos da mesma maneira.
Abrir um iPhone anula sua garantia, no entanto, que é algo que você deve estar ciente antes de assumir um projeto faça-você-mesmo.