A equipe por trás do sistema operacional mobile baseado em Debian informou que o Mobian começou a ser portado para mais smartphones e tablets.
Mobian é uma distribuição Linux móvel baseada no Debian. Projetado para ser executado em telefones e tablets compatíveis com os kernels Linux principais, o sistema operacional originalmente suportava apenas três dispositivos: o PinePhone, Librem 5 e PineTab.
Mas agora a equipe anunciou o suporte inicial para mais alguns dispositivos: os smartphones OnePlus 6, OnePlus 6T, Pocophone F1 e o tablet Microsoft Surface Pro 3.
Mobian começou a ser portado para mais smartphones e tablets
Quanto aos telefones recém-suportados, eles são todos modelos com processadores Qualcomm Snapdragon 845, o que os torna os dispositivos compatíveis com Mobian mais poderosos até hoje (embora não tenham recursos como switches de interrupção de hardware e dependam de firmware de código fechado para coisas como GPU e rádios sem fio).
Bem, meio que compatível. Mobian para esses dispositivos ainda é um trabalho em andamento – há suporte para gráficos acelerados por hardware, WiFi, Bluetooth, tela sensível ao toque e botões de hardware.
Mas o modem, o som e as câmeras ainda não estão funcionando, o que torna difícil para o Mobian ser um motorista diário em qualquer um dos novos telefones.
O suporte para esses telefones com Snapdragon 845 foi possibilitado por um esforço da equipe postmarketOS para conectar mais dispositivos, o que levou a uma série de patches para adicionar compatibilidade com o principal processador de smartphones da Qualcomm em 2018.
Antes dessas atualizações, os desenvolvedores que queriam ter uma distribuição Linux móvel instalada e funcionando nesses dispositivos precisariam usar uma camada de abstração de hardware como Halium, que basicamente permite que o Linux se comunique com o hardware do telefone usando os serviços do Android.
Você pode encontrar instruções para instalar as compilações mais recentes do Mobian para o Pocophone F1 e OnePlus 6 e 6T no Mobian Wiki.
Adicionar suporte para o Surface Pro 3 foi provavelmente a etapa mais fácil, uma vez que o tablet da Microsoft possui um processador Intel que já é compatível com o kernel AMD64 do Debian.
A vantagem de instalar o Mobian em vez do Debian simples é que você obtém um sistema operacional amigável ao toque, pronto para uso.
A equipe Mobian observa que o Surface Pro 3 também é seu primeiro dispositivo compatível que pode usar um bootloader GRUB upstream, e todo o hardware do tablet funciona fora da caixa, incluindo as câmeras.
Embora as instruções de instalação também possam funcionar em outros dispositivos Surface, bem como em outros tablets Windows com processadores x86, ele só foi oficialmente testado no Surface Pro 3 e os desenvolvedores suspeitam que o suporte para touchscreen pode não funcionar no Surface Pro 4 e hardware posterior.