Seguindo os passos de outros dispositivos da mesma fabricante, o MNT Reform Next será um laptop modular e mais fino e leve.
Os fabricantes da linha MNT Reform e Pocket Reform de laptops modulares, personalizáveis e de código aberto revelaram planos para um novo modelo que eles estão chamando de MNT Reform Next.
MNT Reform Next será um laptop modular e mais fino e leve
Embora tenha muitos dos mesmos recursos dos modelos existentes, incluindo suporte para os mesmos módulos de processador removíveis e substituíveis, o MNT Reform Next tem um design atualizado que deve ser mais fino e leve do que o original.
Ele tem um trackpad em vez de um trackball. E, de certa forma, é ainda mais modular do que os modelos anteriores.
Neste ponto, o MNT Reform Next ainda está no estágio de protótipo e não está claro quando estará pronto para ser enviado ou quanto custará.
Mas a equipe criou um gabinete impresso em 3D, equipou-o com placas protótipo, fez o Debian Linux inicializar no sistema e relata que “muitos recursos já estão funcionando”.
O design de hardware e software deve ser finalizado nas próximas semanas, e o laptop real será enviado com um chassi de alumínio em vez de um gabinete impresso em 3D.
Para criar um laptop mais fino, a equipe fez uma série de mudanças. Uma que você pode ver sem abrir o gabinete é que o novo laptop tem um touchpad com três botões de baixo perfil com interruptores Cherry MX em vez de um trackball.
Mas sob o capô, a placa-mãe foi dividida em “várias placas especializadas interconectadas que ocupam menos espaço e também tornam o laptop ainda mais modular”, e há novos pacotes de bateria de células 18650 personalizados que se encaixam em espaços mais apertados.
Por exemplo, uma placa no lado esquerdo do computador tem uma porta USB 3.0 Tipo C com suporte para entrada de energia, uma porta Gigabit Ethernet, leitor de cartão microSD e um conector de fone de ouvido de 3,5 mm e chip de som.
Uma placa à direita tem mais duas portas USB 3.0 Tipo C, uma porta USB 3.0 Tipo A e uma porta HDMI. E uma placa traseira é projetada principalmente para WiFi e Bluetooth. Por padrão, há um módulo Ezurio Sterling-LWB5+ com suporte para WiFi 5 e Bluetooth 5.2.
Mas como todos os componentes de hardware e software do computador são de código aberto, qualquer um que queira personalizar qualquer um dos componentes do computador pode fazer isso.
Por exemplo, você pode habilitar uma porta USB traseira na placa traseira ou modificar o design da placa e do gabinete para permitir uma antena externa.
Neste ponto, a MNT projetou 7 módulos de processador diferentes que são compatíveis com seus laptops MNT Reform, embora nem todos esses módulos ainda estejam disponíveis para compra.
O MNT Reform Next será enviado com um módulo RCORE com um processador Rockchip RK3588 por padrão, mas deve ser compatível com outros módulos também.
O módulo RCORE apresenta:
- 4 núcleos de CPU ARM Cortex-A76 a 2,4 GHz
- 4 núcleos de CPU ARM Cortex-A55 a 2,2 GHz
- Gráficos Mali-G610 MP4 (com suporte do driver de código aberto Panthor)
- 16 GB ou 32 GB de memória LPDDR4
- Suporte a PCIe 3.0 e USB 3.0
Mas a MNT também oferece vários outros módulos de processador, incluindo:
- Módulo LS1028 (2 x Cortex-A72, 16 GB de RAM, suporte total ao Linux)
- Módulo FPGA Kintex-7
- Módulo CM4 (com processador Amlogic A311D incluído ou um adaptador Raspberry Pi CM4)
E a MNT diz que está constantemente pesquisando possibilidades para outros módulos de processador, o que pode abrir as portas para atualizações futuras.
O laptop também possui um microcontrolador RP2040 que atua como um controlador de sistema.
Considerando os preços relativamente altos que a MNT cobra por esses dispositivos altamente incomuns (seria difícil fazê-los de forma barata, dadas as economias de escala envolvidas na produção de pequenos lotes de hardware especializado), os laptops da MNT são realmente mais adequados para entusiastas de código aberto.
Mas a MNT diz que está trabalhando para garantir que seus laptops sejam amigáveis para iniciantes, oferecendo documentação detalhada que inclui manuais do operador e guias de início rápido, e planeja fazer o mesmo para este novo laptop quando estiver pronto para ser enviado.
Após o hardware ser finalizado, a MNT planeja lançar uma campanha de financiamento coletivo MNT Reform Next no Crowd Supply.