Conheça o MNT Pocket Reform, um mini laptop com hardware e software aberto. Confira os detalhes e especificações desse dispositivo.
Os criadores do MNT Reform começaram a enviar seu laptop modular e de código aberto para patrocinadores no ano passado, após uma campanha de financiamento coletivo bem-sucedida lançada em 2020.
Agora eles estão se preparando para lançar um novo dispositivo. E desta vez, é… menor.
MNT Pocket Reform, um mini laptop com hardware e software aberto
O MNT Pocket Reform é um mini-laptop de 7 polegadas com teclado ortolinear, design modular (e personalizável) e ênfase em hardware aberto e software de código aberto.
A MNT trabalha no Pocket Reform desde o ano passado, mas agora a equipe revelou o design e as especificações quase finais, incluindo:
- Tela de 7 polegadas, 1920 x 1080 pixels
- Teclado de 60 teclas com design ortolinear e interruptores mecânicos Kailh Choc White e retroiluminação RGB
- Trackball óptico de 10 mm com 4 botões
No coração do sistema está um sistema em um módulo removível (SOM) com processador e memória. O módulo padrão contará com um processador ARM Cortex-A53 quad-core NXP i.MX8M Plus de 1,8 GHz com gráficos Vivante GC7000UL e uma unidade de processamento neural mais 4 GB ou 8 GB de memória DDR4.
Mas outras opções incluem:
- Chip NXP Layerscape LS1028A com 2 núcleos ARM Cortex-A72, gráficos Vivante GC7000UL e 8 GB ou 16 GB de memória DDR4
- Raspberry Pi CM4 com 4 núcleos de CPU ARM Cortex-A72, gráficos VideoCore, 8 GB de RAM DDR4 (e um adaptador)
- Pine64 SOQuartz RK3566 com 4 núcleos de CPU ARM Cortex-A55, gráficos Malie-G52, 8 GB de RAM (e um adaptador)
- AMD/Xilinx Kintex-7 FPGA (com suporte para RISC-V ou outras arquiteturas)
Os módulos também são intercambiáveis com a reforma MNT full-size, o que significa que se você já tem um módulo para o laptop de 12,5 polegadas ele deve funcionar com o novo modelo de 7 polegadas e vice-versa.
O Pocket Reform mede cerca de 200 x 126 x 45mm (7,9″ x 5″ x 1,8″) e possui um alto-falante ono embutido, um microfone (com um kill switch de hardware que permite desativá-lo quando não estiver em uso) e dois Portas USB tipo C, uma porta micro HDMI, conector Ethernet e leitor de cartão microSD.
Para armazenamento, o sistema suporta até 128 GB de armazenamento flash eMMC e também possui um slot M.2 para até 2 TB de armazenamento de estado sólido PCIe NVMe. O sistema é alimentado por uma bateria de 8.000 mAh.
Os recursos sem fio variam dependendo do SOM, mas se você optar pela configuração padrão do NXP i.MX8M Plus, terá suporte para WiFi 5 e Bluetooth 5.0 pronto para uso.
Há também suporte opcional para um cartão WWAN e slot para cartão SIM se você quiser adicionar suporte celular 4G ou 5G.
A MNT diz que os sistemas operacionais suportados incluem distribuições GNU/Linux, como Debian, Arch e Ubuntu, além de outros softwares, incluindo Plane 9 e Genode. O suporte ao OpenBSD é dito ser um trabalho em andamento.
Uma coisa que a empresa ainda não anunciou? Preços.
Mas a MNT planeja começar a fazer pré-encomendas para uma versão beta do Pocket Reform em julho, em um esforço para colocar o hardware nas mãos de hackers de hardware e software interessados em ajudar a solucionar problemas do dispositivo antes que ele se torne mais amplamente disponível.
As pessoas interessadas em ajudar no teste beta podem se inscrever no Pocket Reform Newsletter ou ficar de olho no fórum da comunidade MNT para obter mais detalhes.
MNT Pocket Reform is coming! (more info below) pic.twitter.com/c6g4GG2Nif
— lukas f. hartmann (@minut_e) June 27, 2022