E foi lançado o MKVToolNix 41 com suporte para a leitura de áudio Opus e vídeo VP9 de arquivos MP4 e mais. Confira as novidades e veja como instalar.
O MKVToolNix é composto por 4 ferramentas de linha de comando: mkvmerge
(cria arquivos Matroska a partir de outros arquivos de mídia), mkvinfo
(mostra informações do arquivo Matroska), mkvextract
(extrai faixas/dados dos arquivos Matroska) e mkvpropedit (altera as propriedades dos arquivos Matroska existentes sem um remux completo), bem como a GUI MKVToolNix (uma GUI Qt para mkvmerge, mkvinfo e mkvpropedit).
O MKVToolNix, um conjunto de ferramentas de código aberto e gratuito para criar, editar e inspecionar arquivos Matroska (MKV, MK3D, MKA e MKS), viu um novo lançamento que oferece suporte para a leitura de áudio Opus e vídeo VP9 de arquivos MP4 para mkvmerge, aprimoramentos para nomes de faixas predefinidos e muito mais.
Novidades do MKVToolNix 41
Com o MKVToolNix 41.0.0 mais recente, os comentários do stream Vorbis, Opus e VP8 são convertidos em anexos do Matroska para a arte da capa e tags de faixa do Matroska para outros comentários. Isso foi implementado para os leitores Matroska e Ogg.
A versão mais recente também adiciona suporte para a leitura de áudio Opus e vídeo VP9 de arquivos MP4. Anteriormente, ao importar o VP9 ou Opus do MP4, o áudio não era reproduzível e a extração não era possível (os codecs eram mostrados como QuickTime e a extração desses arquivos não era suportada).
A nova versão 41.0.0 também inclui aprimoramentos para nomes de faixas predefinidos na GUI do MKVToolNix.
A lista de nomes de faixas predefinidas agora está dividida em 3 listas, uma para cada tipo de faixa (áudio, vídeo e legendas).
Além disso, as edições de linha e as caixas de combinação agora terão um botão “texto não criptografado” sempre que não estiverem vazias.
Mais alterações no MKVToolNix 41.0.0:
- mkvmerge (leitor WAV): suporte adicionado para a leitura de arquivos RF64;
- GUI do MKVToolNix (multiplexador): ao tentar adicionar miniaturas para um Blu-ray, a GUI determinará o tamanho do pixel da miniatura nos arquivos em miniatura, se o arquivo XML não contiver essas informações. Isso funciona para arquivos JPEG e PNG;
- mkvmerge: cache adicionado novamente ao usar listas de reprodução MPLS como arquivos de entrada
- Corrigida a hora de início incorreta do áudio e do vídeo para determinados Blu-rays causando dessincronização com arquivos externos (por exemplo, legendas);
- Corrigida a alternância automática entre a proporção da imagem e a largura / altura da tela que não está refletida na configuração gerada pelo mkvmerge;
Para saber mais sobre essa versão do MKVToolNix, acesse a nota de lançamento.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap
Como instalar ou atualizar o MKVToolNix 41
Para instalar a versão mais recente do MKVToolNix nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o utilitário MKVToolNix no Linux via AppImage
Como instalar o MKVToolNix no Linux via Snap
Como instalar o conjunto de ferramentas MKVToolNix no Linux via Flatpak
Instale a última versão do MKVToolNix no Linux Ubuntu, Debian, Fedora e openSUSE
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 309