Foi anunciado recentemente o lançamento da nova versão do projeto MirageOS, MirageOS 3.6. Confira as novidades e veja com instalar.
O MirageOS é um sistema operacional de biblioteca que constrói unikernels para aplicativos de rede seguros e de alto desempenho em uma variedade de plataformas de computação em nuvem e móveis.
O código pode ser desenvolvido em um sistema operacional normal, como Linux ou MacOS X, e compilado em um unikernel especializado totalmente independente, executado sob um hipervisor Xen ou KVM.
Para o desenvolvimento de aplicativos, o OCaml é usado. O código do projeto é distribuído sob uma licença ISC gratuita.
A ideia básica por trás de um unikernel é que ele é um sistema operacional altamente otimizado e especialmente projetado que pode ajudar a permitir operação eficiente e entrega de aplicativos.
Toda a funcionalidade de baixo nível inerente ao sistema operacional é implementada na forma de uma biblioteca anexada ao aplicativo.
O aplicativo pode ser desenvolvido em qualquer sistema operacional, após o qual é compilado em um kernel especializado (conceito de unikernel), que pode ser executado diretamente nos hipervisores Xen, KVM, BHyve e VMM (OpenBSD), em plataformas móveis, na forma um processo em um ambiente compatível com POSIX ou nos ambientes de nuvem Amazon Elastic Compute Cloud e Google Compute Engine.
O ambiente gerado não contém nada de supérfluo e interage diretamente com o hypervisor sem controladores e camadas do sistema, o que permite obter uma redução significativa nos custos gerais e aumentar a segurança.
O trabalho com o MirageOS é reduzido para três estágios: prepare a configuração com a definição dos pacotes OPAM usados no ambiente, construa o ambiente e inicie o ambiente.
O tempo de execução para trabalhar no Xen é baseado no kernel Mini-OS reduzido e em outros hipervisores e sistemas baseados no kernel Solo5.
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
Novidades do MirageOS 3.6
As principais mudanças do MirageOS 3.6 estão relacionadas ao fornecimento de suporte para os novos recursos propostos no Solo5 0.6.0. Originalmente iniciado como um projeto para portar o MirageOS para execução no hipervisor Linux/KVM.
Desde então, tornou-se um ambiente de execução de espaço isolado mais geral, adequado para executar aplicativos criados usando vários unikernels, voltados para diferentes tecnologias de sandboxing em vários sistemas operacionais e hipervisores de host.
Entre as melhorias implementadas, destaca-se o suporte ao manifesto, que permite definir vários adaptadores de rede e dispositivos de armazenamento conectados ao unikernel durante o isolamento com base nos backend hvt, spt e muen (o uso de back-end genode e virtio é limitado a um até agora).
Assim como suporte para habilitar a proteção contra empilhamento de pilhas em toda a cadeia de ferramentas por padrão e proteção aprimorada da página em alguns objetivos.
Outra novidade destacada no anúncio é que a capacidade de executar o unikernel MirageOS no ambiente spt isolado fornecido pelo Solo5 foi adicionada.
Quando o back-end spt é usado, os núcleos do MirageOS são executados nos processos de usuário do Linux aos quais é aplicado um isolamento mínimo com base no seccomp-BPF.
A proteção de back-end baseada em Solo5 (hvt, spt) é reforçada, por exemplo, a compilação é fornecida no modo SSP (Stack Crush Protection).
Como obter o MirageOS 3.6
Para os interessados em obter essa nova versão do MirageOS, eles podem fazer isso seguindo as instruções que compartilhamos abaixo.
Os requisitos para instalar o MirageOS são ter um sistema UNIX (Linux, Mac ou BSD) e ter o OPAM 2.0.0 ou posterior e o OCaml 4.05.0 ou posterior.
Se não for esse o caso, eles podem ser instalados executando qualquer um dos seguintes comandos, dependendo da sua distribuição.
No caso daqueles que são usuários do Debian, Ubuntu ou derivados:
sudo apt-get update
sudo apt-get install opam
Já para aqueles que usam o Arch Linux, o Manjaro ou qualquer outro derivado do Arch:
sudo pacman -S opam
Fedora, RHEL, CentOS ou qualquer outro derivado destes:
sudo dnf -i opam
Por fim, para instalar o MirageOS:
opam init
opam install mirage
Fonte: Desdelinux
O que está sendo falado no blog
No Post found.