Conheça o Miracle-WM, um novo compositor Tiling Wayland baseado no Mir. Confira os detalhes dessa novidade interessante.
O funcionário da Canonical, Matthew Kosarek, anunciou recentemente um novo projeto que aproveita o servidor de exibição Mir, chamado Miracle-wm, que é um compositor Wayland lado a lado com um gerenciador de janelas no estilo i3, Sway ou Hyprland.
Miracle-WM, um novo compositor Tiling Wayland baseado no Mir
Miracle-wm vem com alguns recursos interessantes, como gerenciamento de janelas lado a lado (abrir janelas, excluir janelas, redimensionar janelas), suporte para zonas de exclusão para painéis (por exemplo, barra de caminho), suporte para janelas de tela cheia, suporte para múltiplas saídas, suporte para espaço de trabalho, lacunas entre as janelas e um arquivo de configuração bacana.
O desenvolvedor diz que a idéia por trás do milagre-wm é criar um compositor Wayland que seja mais chamativo e rico em recursos do que i3, Sway ou Hyprland, e também atenda às necessidades daqueles entre nós que preferem um desktop cheio de transições suaves e cores.
O projeto está atualmente hospedado no GitHub, onde você encontrará instruções de instalação se quiser experimentá-lo.
Por ter sido desenvolvido por um funcionário da Canonical, o Miracle-wm está disponível como um pacote Snap que você pode instalar facilmente em qualquer versão compatível do Ubuntu Linux executando o comando abaixo.
sudo snap install miracle-wm --classic
“Embora o projeto seja construído rapidamente neste momento, não sou alérgico a outros formatos de embalagem, apenas talvez com preguiça de implementá-los neste momento. Terei prazer em aceitar contribuições neste domínio”, disse Matthew Kosarek.
Depois de instalado, você poderá usar o compositor Wayland selecionando as opções “Miracle” ou “Miracle (Non Snap)” nos gerenciadores de exibição GDM (GNOME Display Manager) ou LightDM antes de fazer login.
Claro, você também pode construir o Miracle-wm a partir de fontes, que estão disponíveis para download na página GitHub do projeto com link acima.
O desenvolvedor está pedindo à comunidade que envie feedback ou relatórios de bugs, mas esteja ciente de que o projeto está em sua infância, portanto apenas versões de pré-lançamento estão disponíveis para download.