Categorias
Notícias Open Source Software livre Tecnologia

Miracle-WM 0.4 lançado com suporte expandido ao i3-IPC

E foi lançado o Miracle-WM 0.4 com suporte expandido ao i3-IPC, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Leia o restante do texto “Miracle-WM 0.4 lançado com suporte expandido ao i3-IPC”

E foi lançado o Miracle-WM 0.4 com suporte expandido ao i3-IPC, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Miracle-WM é um novo compositor Wayland (baseado no MIR do Ubuntu) lado a lado com um gerenciador de janelas no estilo i3, Sway ou Hyprland.

Miracle-wm vem com alguns recursos interessantes, como gerenciamento de janelas lado a lado (abrir janelas, excluir janelas, redimensionar janelas), suporte para zonas de exclusão para painéis (por exemplo, barra de caminho), suporte para janelas de tela cheia, suporte para múltiplas saídas, suporte para espaço de trabalho, lacunas entre as janelas e um arquivo de configuração bacana.

O desenvolvedor diz que a idéia por trás do milagre-wm é criar um compositor Wayland que seja mais chamativo e rico em recursos do que i3, Sway ou Hyprland, e também atenda às necessidades daqueles entre nós que preferem um desktop cheio de transições suaves e cores.

Agora, foi lançado o Miracle-WM 0.4.

Novidades do Miracle-WM 0.4

Miracle-WM 0.4 lançado com suporte expandido ao i3-IPC

A adição mais proeminente no Miracle-WM 0.4 é seu suporte expandido ao i3-IPC. Embora alguns recursos, como marcas ou seleção de janelas, ainda estejam no roteiro, esta nova versão já cobre a maioria das solicitações e comandos do i3 IPC.

Como resultado, os aplicativos que dependem do i3 IPC — como o Waybar e outros componentes nwg-shell — agora se integrarão mais naturalmente ao Miracle-WM, permitindo que os usuários desfrutem de uma experiência de desktop mais perfeita e intuitiva.

Além disso, a equipe introduziu espaços de trabalho nomeados, melhorou o suporte para layouts de contêiner e implementou comandos para redimensionar, alternar e mover contêineres em diferentes espaços de trabalho ou saídas.

A adição de layouts de contêiner empilhados e com guias garante que os usuários agora possam organizar seu ambiente da maneira que melhor se adapte ao seu fluxo de trabalho.

Essas melhorias, em combinação com mensagens de erro significativas e correções de estabilidade, transformam efetivamente o Miracle-WM em uma solução mais polida e confiável para tarefas de computação diárias.

Notavelmente, no Miracle-WM 0.4 os desenvolvedores também integraram o suporte ao systemd de forma significativa, simplificaram os processos de configuração e tornaram mais fácil para os componentes do shell responderem com precisão às alterações.

Além disso, as atualizações de desempenho tornaram o Miracle-WM mais adequado para o uso diário, capacitando os usuários a confiar nele como seu gerenciador de janelas principal sem se preocupar com soluços inesperados.

De acordo com os desenvolvedores, o progresso do Miracle-WM nos últimos meses foi nada menos que notável. Embora ainda haja algumas arestas, como eles dizem, o Miracle-WM agora é “bastante utilizável como um veículo de uso diário”, então por que não experimentá-lo?

Para saber mais sobre essa versão do Miracle-WM, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Miracle-WM

Além do pacote Snap para Miracle-WM, também serão mantidos os pacotes Fedora RPM e Ubuntu Debian para este compositor.

O Miracle-wm está disponível como um pacote Snap que você pode instalar facilmente em qualquer distribuição compatível com o formato Snap executando o comando abaixo:
sudo snap install miracle-wm --classic

Em seguida, você deve criar as configurações no arquivo “~/.config/miracle-wm.yaml“, como você pode verificar aqui as opções possíveis.

Além disso, certifique-se de instalar pacotes como “waybar, “swaybg”, “fonts-font-awesome”, etc., e defina suas configurações no arquivo mencionado acima para obter um ambiente de trabalho funcional, em vez de exibir apenas uma tela preta em branco após o login.

Depois de instalado, você poderá usar o compositor Wayland selecionando as opções “Miracle” ou “Miracle (Non Snap)” nos gerenciadores de exibição GDM (GNOME Display Manager) ou LightDM antes de fazer login.

Claro, você também pode compilar o Miracle-wm a partir do código fonte, que está disponíveis para download na página do projeto no GitHub.

Nada de mais será exibido na tela depois que você fizer login no miracle-wm, exceto um waybarpainel mínimo. Isso ocorre porque o miracle-wm é um gerenciador de janelas e não um ambiente de desktop com todos os recursos.

Edite o arquivo de configuração miracle-wm ( ~/.config/miracle-wm.yaml) para personalizar as configurações do miracle-wm (por exemplo, definir atalhos de teclado, ajustar o tamanho do espaço, etc.) e carregar os aplicativos/utilitários que você deseja usar para uma experiência mais rica para o usuário final.

Alternativamente, você também pode executar miracle-wm em uma janela no desktop padrão do Ubuntu. Dessa forma, você pode editar o arquivo de configuração e ver as alterações sem precisar fazer logout, in, out, in, etc.
WAYLAND_DISPLAY=wayland-98 miracle-wm

O wiki oficial do projeto aborda esse detalhe, então confira.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile