E foi lançado o Miracle-WM 0.3 com Bling, correções de bugs, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Miracle-WM é um novo compositor Wayland (baseado no MIR do Ubuntu) lado a lado com um gerenciador de janelas no estilo i3, Sway ou Hyprland.
Miracle-wm vem com alguns recursos interessantes, como gerenciamento de janelas lado a lado (abrir janelas, excluir janelas, redimensionar janelas), suporte para zonas de exclusão para painéis (por exemplo, barra de caminho), suporte para janelas de tela cheia, suporte para múltiplas saídas, suporte para espaço de trabalho, lacunas entre as janelas e um arquivo de configuração bacana.
O desenvolvedor diz que a idéia por trás do milagre-wm é criar um compositor Wayland que seja mais chamativo e rico em recursos do que i3, Sway ou Hyprland, e também atenda às necessidades daqueles entre nós que preferem um desktop cheio de transições suaves e cores.
Agora, foi lançado o Miracle-WM 0.3.
Novidades do Miracle-WM 0.3
Se você ainda não experimentou o Miracle-WM, um novo gerenciador de janelas lado a lado feito para o compositor Mir Wayland, a versão mais recente, lançada agora, seria um excelente lugar para começar.
Feito pelo engenheiro da Canonical Matthew Kosarek (em seu tempo livre; não é um projeto oficial da Canonical), o Miracle-wm visa combinar a eficiência que os gerenciadores de janelas lado a lado como i3 e Sway oferecem com “gráficos mais chamativos […] cheios de transições e cores suaves”.
E onde as versões anteriores do milagre-wm abordaram os fundamentos que o primeiro dos objetivos mencionados acima precisa, a nova versão 0.3.0 do milagre-wm inicia o trabalho de adicionar o “bling” necessário para realizar o último aspecto.
Animações elegantes foram adicionadas ao abrir aplicativos, mover janelas e redimensionar janelas ao colocar lado a lado. A troca de espaços de trabalho também usa uma animação. Como seria de esperar, todas essas novas animações incluídas são configuráveis e podem ser desativadas.
Mas ler sobre “animações” não vale nada; vê-los em ação conta. O vídeo a seguir de Matthew Kosarek (que alerta que foi “feito às pressas” e que vídeos melhores virão no futuro) demonstra habilmente as adições:
Uma visão geral dos novos recursos e mudanças do Miracle-wm 0.3.0:
- Abertura, movimentação e redimensionamento de janelas animadas
- Troca de área de trabalho animada
- As bordas podem ser mostradas ao redor das janelas
- A borda da janela focada pode usar uma cor diferente
- Suporte aprimorado para i3 IPC , incluindo
focus
,split
&sticky
- Os espaços de trabalho podem definir uma regra de layout padrão (“em mosaico” ou “flutuante”)
- Snap atualizado para usar Core24
- Correções de bugs diversos para XWayland, comportamento em tela cheia + mais
Além disso, diz-se que esta versão está em um melhor estado de “diurno diário” do que a versão anterior, com Matthew dizendo que, exceto por alguns soluços, ele pode usá-la em tempo integral.
Ainda assim, todo o esforço continua sendo um WIP e até que o primeiro lançamento 1.0 chegue, o miracle-wm é classificado como software de pré-lançamento. Se você planeja experimentá-lo (veja ma abaixo como fazer isso), tenha isso em mente.
Para saber mais sobre essa versão do Miracle-WM, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Miracle-WM
Além do pacote Snap para Miracle-WM, também serão mantidos os pacotes Fedora RPM e Ubuntu Debian para este compositor.
O Miracle-wm está disponível como um pacote Snap que você pode instalar facilmente em qualquer distribuição compatível com o formato Snap executando o comando abaixo:
sudo snap install miracle-wm --classic
Depois de instalado, você poderá usar o compositor Wayland selecionando as opções “Miracle” ou “Miracle (Non Snap)” nos gerenciadores de exibição GDM (GNOME Display Manager) ou LightDM antes de fazer login.
Claro, você também pode compilar o Miracle-wm a partir do código fonte, que está disponíveis para download na página do projeto no GitHub.
Nada de mais será exibido na tela depois que você fizer login no miracle-wm, exceto um waybarpainel mínimo. Isso ocorre porque o miracle-wm é um gerenciador de janelas e não um ambiente de desktop com todos os recursos.
Edite o arquivo de configuração miracle-wm ( ~/.config/miracle-wm.yaml
) para personalizar as configurações do miracle-wm (por exemplo, definir atalhos de teclado, ajustar o tamanho do espaço, etc.) e carregar os aplicativos/utilitários que você deseja usar para uma experiência mais rica para o usuário final.
Alternativamente, você também pode executar miracle-wm em uma janela no desktop padrão do Ubuntu. Dessa forma, você pode editar o arquivo de configuração e ver as alterações sem precisar fazer logout, in, out, in, etc.
WAYLAND_DISPLAY=wayland-98 miracle-wm
O wiki oficial do projeto aborda esse detalhe, então confira.