E foi lançado o Miracle-WM 0.3.1 com correções de bugs essenciais, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Miracle-WM é um novo compositor Wayland (baseado no MIR do Ubuntu) lado a lado com um gerenciador de janelas no estilo i3, Sway ou Hyprland.
Miracle-wm vem com alguns recursos interessantes, como gerenciamento de janelas lado a lado (abrir janelas, excluir janelas, redimensionar janelas), suporte para zonas de exclusão para painéis (por exemplo, barra de caminho), suporte para janelas de tela cheia, suporte para múltiplas saídas, suporte para espaço de trabalho, lacunas entre as janelas e um arquivo de configuração bacana.
O desenvolvedor diz que a idéia por trás do milagre-wm é criar um compositor Wayland que seja mais chamativo e rico em recursos do que i3, Sway ou Hyprland, e também atenda às necessidades daqueles entre nós que preferem um desktop cheio de transições suaves e cores.
Agora, foi lançado o Miracle-WM 0.3.1.
Novidades do Miracle-WM 0.3.1
O destaque desta atualização é a base que ela estabelece para o próximo Fedora Miracle Spin, que deve ser finalizado no final deste mês. Além disso, a atualização do Miracle-WM 0.3.1 abrange várias mudanças críticas:
- O Snap foi atualizado para a versão 0.3.0.
- O sistema de contêineres da Miracle-WM passou por uma grande reformulação, melhorando o gerenciamento e a funcionalidade dos contêineres de janela.
- Modificações na lógica de gerenciamento de janelas e áreas de trabalho para reduzir a dependência da janela ativa.
- Vários problemas foram resolvidos na parte de correções de bugs, incluindo imprecisões nos relatórios de modo e problemas de assinaturas múltiplas.
- Novos recursos foram integrados, como suporte
swaymsg exit
e implementação de uma configuração padrão, caso nenhuma exista.
Por fim, lembre-se de que o projeto está em desenvolvimento pesado e ainda não atingiu sua primeira versão estável. Em vista disso, é recomendável não usá-lo como seu driver diário, pois você pode enfrentar alguns problemas.
Para saber mais sobre essa versão do Miracle-WM, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Miracle-WM
Além do pacote Snap para Miracle-WM, também serão mantidos os pacotes Fedora RPM e Ubuntu Debian para este compositor.
O Miracle-wm está disponível como um pacote Snap que você pode instalar facilmente em qualquer distribuição compatível com o formato Snap executando o comando abaixo:
sudo snap install miracle-wm --classic
Em seguida, você deve criar as configurações no arquivo “~/.config/miracle-wm.yaml
“, como você pode verificar aqui as opções possíveis.
Além disso, certifique-se de instalar pacotes como “waybar, “swaybg”, “fonts-font-awesome”, etc., e defina suas configurações no arquivo mencionado acima para obter um ambiente de trabalho funcional, em vez de exibir apenas uma tela preta em branco após o login.
Depois de instalado, você poderá usar o compositor Wayland selecionando as opções “Miracle” ou “Miracle (Non Snap)” nos gerenciadores de exibição GDM (GNOME Display Manager) ou LightDM antes de fazer login.
Claro, você também pode compilar o Miracle-wm a partir do código fonte, que está disponíveis para download na página do projeto no GitHub.
Nada de mais será exibido na tela depois que você fizer login no miracle-wm, exceto um waybarpainel mínimo. Isso ocorre porque o miracle-wm é um gerenciador de janelas e não um ambiente de desktop com todos os recursos.
Edite o arquivo de configuração miracle-wm ( ~/.config/miracle-wm.yaml
) para personalizar as configurações do miracle-wm (por exemplo, definir atalhos de teclado, ajustar o tamanho do espaço, etc.) e carregar os aplicativos/utilitários que você deseja usar para uma experiência mais rica para o usuário final.
Alternativamente, você também pode executar miracle-wm em uma janela no desktop padrão do Ubuntu. Dessa forma, você pode editar o arquivo de configuração e ver as alterações sem precisar fazer logout, in, out, in, etc.
WAYLAND_DISPLAY=wayland-98 miracle-wm
O wiki oficial do projeto aborda esse detalhe, então confira.